Unimar comemora marca histórica de 100 Doutores e 550 Mestres em Direito Formados pela Instituição
O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) celebra uma conquista marcante, a formação de 100 doutores e 550 mestres, consolidando-se como referência de excelência no ensino jurídico brasileiro.
Com uma trajetória que alia tradição e inovação, o PPGD Unimar destaca-se pela qualidade do corpo docente e pelo impacto social de suas pesquisas, que abordam temas essenciais para o desenvolvimento social e econômico do país.
A tese de número 100, defendida pelo doutorando Paulo Arthur Germano Rigamonte, teve como tema “Discurso e Ação: Stardards para a Definição Jurídica do Discurso de Ódio à Luz da Teoria Externa dos Direitos Fundamentais”.
Participaram deste momento histórico, contribuindo para as discussões na banca, além de seu orientador, Prof. Dr. Daniel Barile da Silveira, que esteve à frente na construção deste trabalho, os professores internos Dr. Emerson Ademir Borges de Oliveira e Dr. Rafael José Nadim de Lazari e ainda, os professores de outras instituições Dr. Pedro Luís Piedade Novaes e Dr. Rogério de Meneses Fialho Moreira.
“É uma honra participar deste marco histórico, que representa não apenas o crescimento do nosso programa de pós-graduação, mas também o compromisso da Unimar com a formação de juristas altamente qualificados. Cada doutorado e mestrado aqui defendido contribui para a construção de um pensamento jurídico inovador, crítico e voltado para os desafios contemporâneos. A tese de número 100, defendida por Paulo Arthur, é um exemplo claro desse compromisso. Parabenizo-o por sua dedicação e por trazer um tema tão relevante e necessário ao debate jurídico”, destaca Prof. Dr. Daniel Barile.
O agora doutor Paulo Arthur Germano Rigamonte, ao defender a centésima tese do PPGD Unimar, destacou a importância desse marco em sua trajetória acadêmica e na consolidação do programa. “Defender minha tese como o doutorando número 100 do PPGD Unimar é um momento de enorme significado e alegria. A pesquisa foi possível graças ao apoio de meus professores e colegas, especialmente do professor Daniel Barile, cujo rigor acadêmico e compromisso foram essenciais para o desenvolvimento deste trabalho. Acredito que a discussão sobre discurso de ódio à luz dos direitos fundamentais é crucial para o avanço do Direito no Brasil e, espero, que esta pesquisa contribua de maneira significativa para o entendimento e aprimoramento da nossa legislação”, afirmou Paulo.
A formação dos novos doutores e mestres reflete o compromisso da Unimar com a inovação e a qualidade acadêmica. Sob a área de concentração “Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social”, o programa investe na análise de questões emergentes e fundamentais, como o compliance ambiental, as relações empresariais e o desenvolvimento econômico sustentável.
“Esta visão atualizada e relevante é sustentada por um corpo docente composto por 24 professores doutores, reconhecidos pelas produções científicas e experiência prática. Além de professores com experiência acadêmica internacional, ligados a instituições estrangeiras. Cada um deles traz uma perspectiva única, enriquecendo a formação dos estudantes e ampliando a relevância dos debates promovidos no programa”, esclarece o coordenador do PPGD, Prof. Jonathan Barros Vita.
Além de reunir mestrandos e doutorandos de diversas regiões do Brasil, o PPGD Unimar tem atraído atenção pelo impacto de suas publicações em periódicos de extrema qualidade científica e pelas defesas que destacam temas contemporâneos.
A dissertação de mestrado número 550, por exemplo, trouxe contribuições inovadoras para explorar a “Tributação com Perspectiva de Gênero: Análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na EC. 132/2023”, pesquisa relizada pela agora Me. Kamile Santos Kemp Marcondes de Moura, e orientanda pela Prof. Dra. Maria de Fátima Ribeiro.
De acordo com o coordenador adjunto do programa, Prof. Emerson Ademir Borges de Oliveira, essa conquista é mais do que uma marca numérica, é um símbolo da evolução e da missão do PPGD de promover o pensamento crítico e a transformação social. “Cada defesa é um momento de avanço para o nosso programa e para a própria prática do direito no Brasil. Temos orgulho de cada um de nossos egressos e do legado que estão construindo”, afirma.
Ao longo de quase três décadas, o PPGD da Unimar vem se consolidando entre os programas de pós-graduação em Direito do país, destacado com o conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta avaliação reflete o rigor acadêmico e a capacidade de formar líderes capazes de responder às demandas de uma sociedade em constante transformação.
Fique por dentro!
Fique por dentro do Universo Unimar!
Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.
Seja o primeiro a comentar!