Sabores do Mundo

Unimar integra e valoriza imigrantes por meio da culinária com o programa Sabores do Mundo

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e os cursos de Nutrição e Gastronomia, em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, lançam o programa culinário Sabores do Mundo, que visa a integração cultural através da participação de convidados, imigrantes ou refugiados, que encontraram na cidade um lar.

Segundo a coordenadora do NIPEX, Walkiria Ferrer, o objetivo é valorizar a cultura dos imigrantes e promover conhecimento aos acadêmicos da Unimar. “Unimos forças com os poderes públicos locais, objetivando a criação de um projeto de extensão para valorizar a cultura dos imigrantes presentes na cidade, por meio da culinária. Esta ação fará, também, um intercâmbio de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a externa, fazendo com que a Unimar cumpra um dos eixos de seu tripé educacional, o da extensão. Essa troca de culturas colabora para o enriquecimento de ações de internacionalização in loco, tornando nosso campus universitário mais multicultural”, destaca.

Sabores do Mundo
O programa culinário Sabores do Mundo, que visa a integração cultural através da participação de convidados, imigrantes ou refugiados, que encontraram na cidade um lar.

Desde o início de sua formação, a cidade de Marília recebe pessoas das mais diferentes partes do mundo, o que foi essencial para a construção e consolidação do município, uma vez que a diversidade de culturas refletiu na pujança cultural e econômica, com resultados diretos em muitas áreas da sociedade, como qualidade de vida e educação.

Segundo o Secretário Municipal de Direitos Humanos de Marília, Wilson Alves Damasceno, é fundamental valorizar as pessoas que ajudam a construir a história da cidade. “A iniciativa é de grande importância para a integração dos imigrantes em Marília, porque valoriza a sua cultura e tradição, sendo uma forma de demonstrar nosso respeito, amor e acolhimento a todos que aqui estabeleceram seus lares. Desta forma, contribuímos com a cidadania e combate à xenofobia, enriquecendo culturalmente a história da nossa cidade que, também, é formada por imigrantes”, destaca.

O projeto Sabores do Mundo será um programa mensal com a participação de um convidado, imigrante, para, além de compartilhar uma receita típica, falar sobre sua cultura e experiências. O primeiro programa será exibido no dia 14 de outubro e vai abordar a cultura Venezuelana, com a preparação de um prato típico.

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Mara Silvia Foratto Marconato, a alimentação compreende-se também na expressão cultural de um grupo ou sociedade. “As preparações culinárias são, também, formas de transmissão de conhecimento entre gerações e povos. A interação do conhecimento alimentar e da gastronomia, aumentam as possibilidades de fortalecimento do vínculo social e promovem o aumento da variedade alimentar. Envolver a comunidade acadêmica, especificamente os alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia no projeto, proporciona o resgate cultural e intensifica a estratégia do equilíbrio nutricional através de uma alimentação”, ressalta.

O coordenador do curso de Gastronomia da Unimar EAD, Matheus de Carvalho Dias, destaca os benefícios que esta integração trará a todos. “O projeto é uma iniciativa muito pertinente por inserir os imigrantes, que possuem culturas diversificadas, no espaço acadêmico para compartilhar traços gastronômicos e familiares. Acredito que nossos convidados conseguirão traduzir em uma produção gastronômica, aliada a questões nutricionais, tudo aquilo que eles sentem”, destaca.

A Presidente do COMPIR, Marilis Machado, destaca sua empolgação com o projeto. “É uma grande oportunidade aprender sobre a cultura venezuelana, a sua ritualística culinária e conhecer as similaridades com os nossos hábitos. O formato do projeto é excelente, pois o aprendizado lúdico-cultural gera interesse do público na busca de conhecimento. O Conselho acredita que, a partir disso, será possível quebrar as barreiras do preconceito e, assim, é mais fácil sensibilizar as pessoas, levando-as a ter um olhar respeitoso para com os migrantes”, conta.

O primeiro programa Sabores do Mundo será transmitido no dia 14 de outubro, a partir das 09h, no facebook oficial da Unimar, Unimar Ead e no Canal 04.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 7 de outubro de 2021 | 1.310

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGD
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD