Você sabe o que é Análise Swot?
Quando se trata de planejamento estratégico, algumas etapas importantes na sua elaboração são consideradas, dentre elas, avaliar o mercado e estabelecer metas e ações para alcançá-las de modo a colocar a empresa em uma posição diferenciada no mercado.
De fato, no atual ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas, torna-se crucial a percepção dos aspectos internos e externos que as influenciam, tendo em vista a eficácia das decisões de gestores de pequenas, médias e grandes empresas.
Porém, para que essas medidas sejam eficazes, é necessário conhecer os principais pontos fortes e fracos do negócio e como ele está associado ao mercado. É nesse sentido que a SWOT é uma ferramenta de gestão útil, amplamente abordada pelas grandes organizações, mas ainda pouco difundida entre as menores, o que é um equívoco.
A análise SWOT é bastante eficaz no entendimento e tomada de decisões nas diversas situações que uma companhia se defronta. Cada um dos termos de análise fornece uma situação que permite rever a estratégia, a posição e a direção de toda uma empresa ou de um negócio específico e, além disso, o seu uso pode ser feito em situações específicas, tais como o planejamento de negócios, o planejamento estratégico, a avaliação de concorrentes, planos de marketing, o desenvolvimento de negócios e produtos e em relatórios de pesquisa.
O que é Análise SWOT?
A SWOT é um acrônimo das seguintes palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O método de análise é utilizado para promover a avaliação de cenários de uma ou mais empresas, facilitando a visualização de suas características internas e externas, bem como as oportunidades e ameaças que as cercam.
Em se tratando do ambiente interno, a análise SWOT engloba as duas primeiras letras da sigla, ou seja, as forças e fraquezas institucionais. Neste caso, são considerados os fatores atuais, como pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentos e habilidades. Por outro lado, o ambiente externo diz respeito às outras duas letras da sigla, isto é, oportunidades e ameaças futuras. Esse ambiente, enquanto macro, é formado por seis elementos que possuem relação entre si: mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais, clima econômico, condições legais e políticas; e, enquanto micro, o ambiente externo compreende três variáveis essenciais: clientes, fornecedores e concorrentes. Aqui, portanto, estão envolvidas questões fora da empresa e que fogem do seu controle.
Conceitos importantes da análise SWOT
Para você entender melhor como funciona essa análise, observe o quadro a seguir. Logo depois, descreveremos conceitos importantes dessa ferramenta.

Forças
O primeiro ponto da análise SWOT se refere às forças da empresa, ou seja, analisar no que a organização é realmente boa. Aqui, entram não só as aptidões mais fortes que ela possui, mas também suas vantagens perante a concorrência.
Para definir esses tópicos de forma precisa, é necessário perguntar: quais atividades e recursos são mais bem desempenhados? Qual é a vantagem competitiva da organização e o nível de engajamento dos clientes? De um modo geral, as respostas devem sempre levar em consideração a vantagem que proporcionam sobre a concorrência: quanto melhor a posição da organização, mas importante esse ponto deve ser levado em conta.
Fraquezas
A segunda letra da sigla em questão se refere às aptidões que influenciam ou atrapalham o desenvolvimento dos negócios, ou seja, os pontos fracos internos. Dentro deste contexto, a organização deve se perguntar se tem ou não mão de obra capacitada, se existem lacunas de treinamento, por que a outra empresa é escolhida e não a dele e por que o engajamento não funciona.
É preciso observar e analisar os pontos fracos de forma isolada para perceber com maior clareza qual seus motivos e assim encontrar medidas que os minimizem e os solucionem. Outro ponto importante é assumir que a falha existe, pois só assim é possível consertá-la.
Oportunidades
A terceira letra da sigla SWOT está relacionada às características que influenciam uma empresa de forma positiva e dependem de fatores externos, portanto, não podem ser controladas, tais como mudanças político-econômicas e ampliação do crédito ao consumidor. Uma forma de identificar esses pontos é por meio de pesquisas que permitam a previsão de acontecimentos que impactem positivamente os negócios.
Ameaças
A quarta e última letra da sigla se refere às ameaças, ou seja, eventos com uma influência negativa sobre a empresa. Da mesma forma que acontecem com as oportunidades, as ameaças dependem de fatores externos e devem ser tratadas com muita cautela, já que podem prejudicar tanto o planejamento estratégico como os resultados.
Para que uma análise SWOT traga bons resultados para a organização, é necessário que todos os elementos citados sejam bem desenvolvidos e interpretados. Assim, a chance de oferecer um diagnóstico confiável e que integre as necessidades apresentadas são maiores, ressaltando as oportunidades e minimizando as ameaças do ambiente para a empresa.
Etapas da análise SWOT
De um modo geral e para que a análise SWOT tenha sucesso, é preciso seguir algumas regras. A primeira delas é analisar as áreas específicas em que a empresa atua, observar como a concorrência se comporta e, por fim, fazer um documento curto e simples para análise que leve em conta tanto o contexto interno quanto o externo. Ao fazer essa ponte entre os dois cenários, é importante considerar alguns fatores.
O primeiro deles é identificar os pontos fortes e fracos em relação aos concorrentes, procurando saber qual contexto interno proporciona essas características e promovendo ações que melhorem as fraquezas. Em um segundo momento, é preciso identificar oportunidades e ameaças ao mercado.
Assim, é possível prever como será a situação da empresa daqui a algum tempo, o que é considerado na elaboração do planejamento estratégico. Com todas essas informações na mão, o próximo passo é escolher as melhores táticas para aproveitar da melhor forma todas as oportunidades que surgirem no caminho e evitar problemas que atrapalhem a progressão da empresa.
E para as pequenas empresas?
Neste caso, a metodologia da análise não difere muito. Os processos e documentos se assemelham e não demandam alterações. Por vezes, vale a pena pensar nos concorrentes de forma macro e buscar oportunidades localmente.
Por fim, diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a análise SWOT permite que a empresa atue de forma mais segura perante as outras. Isso vale também para pequenas organizações. Utilizá-la o mais cedo possível ajuda no fortalecimento da marca frente aos concorrentes.
A análise SWOT, de modo geral, viabiliza informações úteis para o planejamento estratégico das organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, que pretendem alcançar vantagens competitivas sustentáveis no mercado e serem um diferencial diante da concorrência.
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