7 Dicas para estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quando ingressa na graduação, o estudante inicia o curso entusiasmado e repleto de planos para curto, médio e longo prazo.

Ao longo de sua jornada estudantil, com desafios que já eram esperados e novidades nem sempre satisfatórias, é natural que alguns alunos passem a ficar ansiosos pela formatura e se percam um pouco nos estudos. Isso é comum, mas você pode fazer diferente! Imagine focar nas oportunidades que a universidade oferece e o quanto isso lhe destacará como profissional!

Listamos algumas dicas para auxiliar o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que, se adotadas, irão torná-lo um profissional singular e promissor para o mercado de trabalho.

Confira nossas dicas abaixo:

• 1) Aproveite o tempo de aula. Concentre-se nela e absorva tudo o que puder. O desenvolvimento das habilidades e competências pertinentes só depende de você, da sua dedicação e foco.

• 2) Seja curioso: pesquise e amplie seu conhecimento, faça perguntas aos professores, vá além do básico, torne-se um estudante questionador e eleve seus conhecimentos.

• 3) Tenha em mente que você vai precisar de todas as matérias da grade curricular em algum momento. Mesmo que sua escolha seja um curso de tecnologia/exatas, se a sua grade contempla disciplinas de humanas tais como Língua Portuguesa, Comunicação ou Administração, entenda que elas serão importantes para você no futuro.

• 4) Dedique-se ainda mais nas matérias específicas: ter noção básica de programação é o mínimo que se espera das atividades básicas da profissão. Aprenda a programar e não se sentirá perdido ao longo do curso. Lembre-se que você escolheu Análise e Desenvolvimento de Sistemas por ter afinidade com tecnologia e se identificar com a área, logo, você é capaz de se destacar nos estudos.

• 5) Aprenda a usar o SEO: um profissional que domina recursos além do básico torna-se singular e valioso para o mercado de trabalho. A técnica de SEO – “Search Engine Optimization“, que significa “otimização para mecanismos de busca” em português – é uma das maiores tendências do mercado. Você vai precisar estudar as principais técnicas e práticas, focando em como aplicar na web ou site para atingir os melhores posicionamentos no ranking de mecanismos de buscas. Entenda que um profissional que oferece além do esperado terá propostas únicas e será visto como um grande talento.

• 6) Aprimore seu inglês, afinal, ele estará sempre presente neste ramo, e um profissional completo precisa sair do verbo “to be” e fluir no idioma.

• 7) Interaja com outros profissionais do ramo, leia sobre o assunto, atualize-se sobre a área e o mundo. Isso é muito importante para quando for construir sua base de programação.

Gostou? Você já percebeu que o mercado de hoje procura um profissional dinâmico com visão sistêmica e atualizado com as transformações quase instantâneas do mundo. Quanto mais compreender sobre a sua área de estudo, mais valorizado será seu currículo.

Conheça mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencial e EaD da Unimar.

Programe o seu futuro com toda a estrutura e tradição em qualidade de ensino que a Unimar oferece e otimize suas potencialidades!

Publicado por em 30 de julho de 2019 | 5.470