Redes sociais: amigas ou inimigas?

Autora: Debora L. Massarollo Otoboni – Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimar.

Século XXI. Estamos na era digital, dos relacionamentos virtuais, do entretenimento online. Não nos imaginamos viver em sociedade  se não  estivermos  inseridos nas redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, WhatsApp, Youtube, Linkedin, entre outras inúmeras redes que conectam pessoas de todo lugar do planeta.  Todas essas inovações sociais entraram em nossas vidas de forma rápida, até mesmo impositiva. Mas será que estamos preparados para conviver com todas essas plataformas e tecnologia? A resposta é simples: não. Não fomos virtualmente educados, não estamos preparados para os perigos da grande www (world wide web ). Estamos naufragando em mares desconhecidos, em sucessivas tentativas e erros, aprendendo o que fazer, como fazer e principalmente, o que não fazer no universo digital.

Entretanto, podemos sim, evitar muitos erros, muitas situações constrangedoras e, principalmente, nos proteger, com alguns procedimentos simples, para que possamos usar a rede com segurança.

Independente de qual rede você faça parte, algumas regras valem para todas. A primeira delas é em relação às informações do perfil: utilizem uma foto mais limpa, seu rosto é sua marca. Nada de fotos de animais, de um objeto, ou ainda uma frase de efeito. As pessoas querem te conhecer e reconhecer você como é no mundo real. Porém, tenham o bom senso, e não escolham aquela que você está na piscina, ou no banheiro do restaurante. Acredite, isso não é legal. Hoje as relações nas redes sociais vão além do ciclo de amizade e entram no campo profissional, e é nesse ponto que as coisas podem ficar complicadas.

Outra coisa, falar palavrão em uma conversa informal, na roda de amigos ou em casa assistindo ao jogo de futebol, tudo bem. Mas fazer qualquer comentário utilizando de palavras de baixo calão, não rola. Tenha um filtro, utilize de gírias, expressões populares, mas palavrões, nem pensar.

Um último alerta: cuidado com suas postagens. Elas podem dar muitas informações sobre quem é você, onde mora, lugares que frequenta, rotina, e isso pode ser muito perigoso, sabe por quê? Tem muitos bandidos conectados e de olho em você, por meio de perfis falsos.

A internet trouxe a liberdade de informações, o poder de falar com quem quero a hora que quero, enfim, é um mundo de infinitas possibilidades. E as redes sociais devem ser utilizadas com consciência, com maturidade, pois é o seu espelho. Elas mostrarão quem é você, e cá entre nós, não podemos ser uma pessoa na vida real e outra na vida virtual. Fica a dica: redes sociais são excelentes plataformas de interação, socialização e até de informação. E você as terá como aliadas se souber usá-las e na dose certa e com sabedoria, mas se você já não consegue desligar seu celular na hora de dormir ou estudar, fica irritado se ninguém curte suas fotos e postagens, cuidado. Isso pode ser um alerta de que você precisa mudar seus hábitos. Não existe rede social mais interessante do que uma conversa cara a cara. Dê boas gargalhadas numa roda de amigos. Não desperdice o tempo precioso que poderia estar ao lado de quem ama. Essa é a melhor forma de manter sua rede social sólida e duradoura.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Publicado por em 10 de outubro de 2019 | 852

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!