O QUE COMER ANTES E DURANTE AS PROVAS?

Autora: Mara Silvia Foratto Marconato – Coordenadora do Curso de Nutrição da Unimar.

O que comer no dia da prova para melhorar o desempenho, não ter sono e fome e ainda evitar os desconfortos provocados pela ansiedade?

Seguem algumas orientações úteis para quem vai participar de uma agenda cheia de provas de vestibulares. A alimentação pode ser um fator decisivo para a concentração e disposição para a maratona de provas. O preparo pode começar bem antes pra turbinar a memória e “performance cerebral”.

Temos algumas dicas para evitar os problemas mais comuns nos dias de prova e que estão relacionados com a alimentação.

ANTES DA PROVA:

24 horas antes:

– Não consumir alimentos e/ou frequentar lanchonetes que não esteja acostumado. Opte por pratos leves e saudáveis,

– Tome bastante líquido, preferencialmente água. Segue fórmula para orientar a quantidade de líquidos/dia: necessidade hídrica= Peso atual X 35 mL. Ex.: Um indivíduo cujo peso é de 60 kg, a necessidade de líquido ao dia será de: 60X 35 mL= 2.100 mL/dia;

– Cuidado com os alimentos muito apimentados e salgados, podem gerar desconfortos gástricos e provocar sede excessiva e consequentemente uma noite mal dormida;

– Consumir alguns alimentos calmantes pode trazer um benefício. O maracujá é considerado um sedativo natural, graças à presença de passiflora em sua composição. Para garantir um dia mais calmo, a orientação é beber o suco concentrado. Só não exagere, o excesso pode trazer sonolência. Alguns chás como o de camomila, por exemplo, podem produzir um sono mais tranquilo, por isso recomenda-se a ingestão antes de dormir;

– evitar bebidas estimulantes na noite anterior, como chá mate, preto, café e bebidas tipo “colas”. Estas bebidas contêm substâncias que podem atrapalhar seu sono.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Uma “ressaca” no dia seguinte não é nada recomendável.

NO DIA DA PROVA:

– Se você já não tem o hábito de realizar o café da manhã, não deverá enfrentar um banquete. Comece com um desjejum mais leve, ficar sem comer poderá provocar hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), ocasionando tonturas, sonolência e dificultando a concentração.

– Ainda no café da manhã, dê preferência pelos cereais integrais, pois nos fornecem vários nutrientes, além da energia tão necessária como combustível cerebral e ainda proporcionam saciedade prolongada;

– Café, chá verde e chá mate combatem a fadiga mental e ativam o sistema de alerta, mas não exagere.

Cuidado com o almoço para evitar a preguiça e o desconforto na hora da provaDeixe a feijoada e o churrasco para outra ocasião. Refeições pesadas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões. Alimentos muito gordurosos retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também alimentos muito salgados, isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.

– Inclua em seu prato saladas bem coloridas, carnes magras grelhadas, o peixe é uma boa escolha.

NA HORA DA PROVA:

• Hidratar-se adequadamente é fundamental. Leve sua garrafa de água, mas não exagere no consumo, líquidos em quantidades mais elevadas podem levá-lo muitas vezes ao banheiro, atrapalhando a sua atenção no conteúdo das avaliações. Refrigerantes e sucos com alta concentração de açúcares, podem provocar a sensação de fome e assim atrapalhar sua concentração.
  • Chocolate é um potente alimento energético e estimulante, pode ativar a memória e promover rapidez no raciocínio. Dê preferência àqueles com altas doses de cacau (com 70% ou mais);
  • Frutas frescas também são ótimas opções, principalmente nos dias mais quentes;
  • Sanduíches com pão integral e queijo branco e/ou ricota, cenouras e outros legumes;
  • A banana é uma excelente opção de lanche, rica em vitaminas e energia;
  • Outras opções são as frutas desidratadas e/ou castanhas, tomam pouco espaço na bolsa e garantem um lanche saudável e nutritivo.

Na dúvida, aposte no básico: água, 1 fruta e 1 porção de biscoito levemente salgado é suficiente para dar suporte para as horas de concentração na prova.

Desejamos um excelente desempenho neste vestibular e que seja o início de uma carreira de muito sucesso!

Publicado por em 17 de outubro de 2019 | 1.128