O QUE COMER ANTES E DURANTE AS PROVAS?

Autora: Mara Silvia Foratto Marconato – Coordenadora do Curso de Nutrição da Unimar.

O que comer no dia da prova para melhorar o desempenho, não ter sono e fome e ainda evitar os desconfortos provocados pela ansiedade?

Seguem algumas orientações úteis para quem vai participar de uma agenda cheia de provas de vestibulares. A alimentação pode ser um fator decisivo para a concentração e disposição para a maratona de provas. O preparo pode começar bem antes pra turbinar a memória e “performance cerebral”.

Temos algumas dicas para evitar os problemas mais comuns nos dias de prova e que estão relacionados com a alimentação.

ANTES DA PROVA:

24 horas antes:

– Não consumir alimentos e/ou frequentar lanchonetes que não esteja acostumado. Opte por pratos leves e saudáveis,

– Tome bastante líquido, preferencialmente água. Segue fórmula para orientar a quantidade de líquidos/dia: necessidade hídrica= Peso atual X 35 mL. Ex.: Um indivíduo cujo peso é de 60 kg, a necessidade de líquido ao dia será de: 60X 35 mL= 2.100 mL/dia;

– Cuidado com os alimentos muito apimentados e salgados, podem gerar desconfortos gástricos e provocar sede excessiva e consequentemente uma noite mal dormida;

– Consumir alguns alimentos calmantes pode trazer um benefício. O maracujá é considerado um sedativo natural, graças à presença de passiflora em sua composição. Para garantir um dia mais calmo, a orientação é beber o suco concentrado. Só não exagere, o excesso pode trazer sonolência. Alguns chás como o de camomila, por exemplo, podem produzir um sono mais tranquilo, por isso recomenda-se a ingestão antes de dormir;

– evitar bebidas estimulantes na noite anterior, como chá mate, preto, café e bebidas tipo “colas”. Estas bebidas contêm substâncias que podem atrapalhar seu sono.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Uma “ressaca” no dia seguinte não é nada recomendável.

NO DIA DA PROVA:

– Se você já não tem o hábito de realizar o café da manhã, não deverá enfrentar um banquete. Comece com um desjejum mais leve, ficar sem comer poderá provocar hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), ocasionando tonturas, sonolência e dificultando a concentração.

– Ainda no café da manhã, dê preferência pelos cereais integrais, pois nos fornecem vários nutrientes, além da energia tão necessária como combustível cerebral e ainda proporcionam saciedade prolongada;

– Café, chá verde e chá mate combatem a fadiga mental e ativam o sistema de alerta, mas não exagere.

Cuidado com o almoço para evitar a preguiça e o desconforto na hora da provaDeixe a feijoada e o churrasco para outra ocasião. Refeições pesadas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões. Alimentos muito gordurosos retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também alimentos muito salgados, isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.

– Inclua em seu prato saladas bem coloridas, carnes magras grelhadas, o peixe é uma boa escolha.

 NA HORA DA PROVA:

  • Hidratar-se adequadamente é fundamental. Leve sua garrafa de água, mas não exagere no consumo, líquidos em quantidades mais elevadas podem levá-lo muitas vezes ao banheiro, atrapalhando a sua atenção no conteúdo das avaliações. Refrigerantes e sucos com alta concentração de açúcares, podem provocar a sensação de fome e assim atrapalhar sua concentração. 
  • Chocolate é um potente alimento energético e estimulante, pode ativar a memória e promover rapidez no raciocínio. Dê preferência àqueles com altas doses de cacau (com 70% ou mais);
  • Frutas frescas também são ótimas opções, principalmente nos dias mais quentes;
  • Sanduíches com pão integral e queijo branco e/ou ricota, cenouras e outros legumes;
  • A banana é uma excelente opção de lanche, rica em vitaminas e energia;
  • Outras opções são as frutas desidratadas e/ou castanhas, tomam pouco espaço na bolsa e garantem um lanche saudável e nutritivo.

Na dúvida, aposte no básico: água, 1 fruta e 1 porção de biscoito levemente salgado é suficiente para dar suporte para as horas de concentração na prova.

Desejamos um excelente desempenho neste vestibular e que seja o início de uma carreira de muito sucesso!

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Publicado por em 17 de outubro de 2019 | 546

Deixe um comentário

2 comentários.

  1. Fernanda disse:

    Amei as dicas, estou ansiosa