Unimar presente em Congresso Internacional de EaD

O Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) reuniu dois mil visitantes entre fornecedores e instituições de nível superior. Além de visitante, a Unimar palestrou em duas mesas formadas por entidades do setor.

Poços de Caldas, 24 de outubro de 2019 – Após três meses operando na educação a distância, os dias 22 e 23 de outubro de 2019 estão cravados na pedra fundamental da Unimar. O CIAED, evento organizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), sob o tema “Abordagens Híbridas no Ensino – Aprendizagem na EaD”, o evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro, na cidade de Poços de Caldas – MG, e a Universidade de Marília esteve presente pela primeira vez em evento de tamanha proporção.

Como espectadora, a Unimar debutou no evento na terça-feira, dia 22, prestigiando a palestra do diretor do grupo A Educação, Luiz Trivelato. Na sessão, o especialista apresentou uma série de dados sobre a alavancagem e o crescimento da educação, bem como práticas de êxito ou detrimento por parte das instituições que atuam na EaD. O conteúdo de cunho mais voltado ao setor comercial foi pautado pela expansão de polos; políticas de descontos assertivas; alta aceitação e modelagem da modalidade híbrida/semipresencial e precarização acentuada da carreira do docente e tutor na EaD –  por parte de faculdades e universidades do setor.

O palestrante ainda apresentou gráficos exponenciais que indicam que os cursos noturnos tendem a receber cada vez menos ingressantes. O número de estudantes do período noturno caiu consideravelmente nos últimos anos, e a absorção desses alunos é realizada pelas instituições que baseiam parte do seu portfólio na modalidade híbrida.

Finalizada a sessão no auditório nobre, os representantes da Unimar, Diretor Geral de EaD, Paulo Pardo, a Coordenadora Acadêmica EaD, Ana Lívia Cazane e o Coordenador de Marketing EaD, Victor Galdi, foram prestigiar os estandes e conhecer as últimas soluções e tendências do setor. Um grande parceiro da Unimar EaD, a B42 foi uma das patrocinadoras do evento e seu estande foi um destaque. Especialistas em criação e desenvolvimento de projetos visuais e de experiência do aluno, a equipe apresentou formatos de conexões da linguagem acadêmica e pedagógica com as novas mídias e interações sociais, a fim de solucionar demandas da educação 4.0. A plataforma acadêmica interativa, em HTML 5, mesma em que o aluno lê, assiste, joga e participa de fóruns, foi um grande destaque e atraiu a atenção de instituições há anos consolidadas na EaD, bem como de novos players – lembrando que a Unimar já é adepta da tecnologia. Os óculos de realidade virtual, comumente associados ao universo dos games e do cinema, foi outro grande destaque. Essa tecnologia é capaz de levar o aluno às vivências para além da teoria, proporcionando uma impressionante imersão em sala de aula virtual e ampliando a interatividade do aluno com as aulas, além de aumentar o entusiasmo e a adesão.

Após longa interação com a B42, o time Unimar realizou uma breve reunião com o grupo PagSeguro, com o objetivo de trazer para a instituição as melhores soluções financeiras em crédito e débito. A Unimar também se reuniu com a Beduka, startup que colabora na preparação do ENEM e na escolha da instituição de ensino superior por parte do aluno.  O estande da UOL Edtech, especialistas em soluções para educação corporativa, também recebeu o prestígio do corpo técnico da Unimar EaD.

Para finalizar o primeiro dia de participação da Unimar, nosso diretor geral de EaD, professor Me. Paulo Pardo, ministrou uma mesa redonda temática sobre Tecnologia na Educação a Distância. Gestores de diversas instituições de educação do país acompanharam as experiências e ensinamentos do nosso diretor.

A fim de tornar a experiência do aluno cada vez melhor, o segundo dia de evento teve início com a equipe Unimar realizando uma extensa reunião de cunho acadêmico com o Canvas Instructure, LMS de educação que endossa os conteúdos produzidos pela instituição.  O Canvas é uma tecnologia formada por uma comunidade de educadores e possui o compromisso com padrões abertos de customização e hospedagem nativa em nuvem para oferecer o melhor tempo de atividade, suporte e segurança do setor. Uma interface intuitiva e ferramentas fáceis de usar para engajamento, colaboração e resultados comprovados de aprendizado garantem que o Canvas seja usado por alunos, professores, administradores e pais. A Instructure, criadora do Canvas, conectou milhões de instrutores e alunos em mais de 4.000 instituições educacionais e corporações em todo o mundo.

Finalizada a reunião, às 9h, o pessoal da Unimar partiu para a apresentação de Phill Miller, da Blackboard. “Educação 2030: qual o rumo da tecnologia em nível global e como devemos nos adaptar para liderar a inovação na educação a distância?” foi o tema. O palestrante norte-americano pautou cases EaD de grandes grupos educacionais de todo o mundo, com destaque para as americanas Indiana University | Kaplan e Purdue University. Muito irreverente, também chamou a atenção para o aproveitamento dos milhares de dados de aprendizagem que os alunos deixam nos sistemas de LMS, a fim de diminuir os problemas de retenção e o uso da realidade aumentada para efetivar a aprendizagem.

Mais tarde, o diretor Paulo Pardo presidiu uma nova mesa redonda. Com a sala cheia, sob o tema “Processos de Trabalho às Práticas Exitosas, Criativas e Inovadoras no Dia a Dia da Educação a Distância”, Pardo deliberou sobre as políticas internas da Unimar para exemplificar a qualidade de processos que envolvem o Ministério da Educação e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além disso, foram muitas as trocas pontuais realizadas em meio aos almoços e conversas de corredor. No Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a modalidade foi tratada com a riqueza equivalente ao que apresenta. Nova no setor, mas já apresentando segurança e confiabilidade ímpar, a Unimar retorna da experiência com aprendizados que levarão à excelência dos recursos didáticos e de gestão da Unimar EaD.

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
online free course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Publicado por em 29 de outubro de 2019 | 534

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!