Mitos e Verdades sobre a Educação a Distância – parte 2

Estamos de volta com o segundo episódio do nosso Café com EAD, para continuar o assunto sobre a Educação a Distância.

Mais uma vez, entre e fique à vontade. Puxe uma cadeira para colocar a conversa em dia. Sinta-se em casa!

Desta vez, quem vai conversar um pouco sobre os mitos e as verdades do EAD são as coordenadoras Fabiana Aparecida Arf e Verona Marinho Ferreira.

Para a Professora Fabiana, os principais preconceitos que boa parte das pessoas têm em relação ao EAD estão relacionados à facilidade e à qualidade dos cursos nessa modalidade. Ela lança as seguintes questões: EAD é mais fácil? EAD não tem qualidade?

Falando a respeito disso, a Professora Verona ressalta que devido à falta de conhecimento sobre o EAD, por ser algo novo, muitas pessoas não sabem exatamente como é seu funcionamento. Destaca, ainda, que pelo fato de outras instituições não terem tomado cuidado com a qualidade, muitas pessoas acabam generalizando.

A Professora Verona fala sobre a preocupação da Unimar EAD em relação à alta qualidade dos conteúdos, materiais e videoaulas. Complementando esse assunto, a Professora Fabiana fala a respeito da preocupação com a contratação de professores mestres e doutores que são especializados na área da disciplina que estão responsáveis.

Nesse Café com o EAD também foi discutido a respeito dos bastidores da produção das disciplinas, visando o alcance da qualidade esperada. Além disso, fica claro que não basta o material ter qualidade: os alunos do EAD precisam ter autonomia e disciplina para poder acompanhar e ter sucesso no decorrer do seu curso. A professora Verona destaca que a disciplina, a autonomia e o senso de responsabilidade que o aluno aprende a ter no EAD ele leva para o resto de sua vida, em outros ambientes além do educacional, como o ambiente profissional.

No vídeo, as coordenadoras falam também sobre os cursos de aprimoramento e os cursos preparatórios para o ENADE que serão ofertados para nossos alunos, assim como sobre as Semanas Especiais ofertadas em cada módulo dos cursos.

As coordenadoras falam a respeito da parte prática de algumas disciplinas, especialmente dos cursos híbridos de engenharia, por meio do uso de metodologias ativas e do uso de laboratórios nas disciplinas mais complexas, além das abordagens práticas dos Projetos Integradores, que são desenvolvidos em todos os cursos.

Além de um curso EAD ter o mesmo nível de dificuldade de um curso presencial e de ser um curso com um alto padrão de qualidade, os diplomas dos cursos presenciais e dos cursos EAD não têm nenhuma distinção entre eles.

Está gostando da websérie Café com EAD? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

Até o próximo episódio!

Publicado por em 6 de novembro de 2019 | 905