estética e cosmética

Quero estudar Estética e Cosmética, e agora?

Se você pensa que o curso de Estética e Cosmética se resume em maquiagem ou fazer unhas, volte três casas, você está enganado!

Muitas pessoas sonham em iniciar os estudos em uma universidade, mas a escolha do que cursar, acaba sendo um grande desafio. É preciso ter atenção, analisar a grade curricular, mas principalmente, pesquisar sobre o mercado, pois é nele que irá atuar.

É comum ouvir características pressupostas sobre alguns cursos, como, por exemplo, quando pensam que no curso de Publicidade e Propaganda, “só tiram fotos e aprendem a editá-las”, ou no curso de Educação Física, quando dizem que, só estudam sobre esportes.

Hoje não deixaremos que esse engano aconteça em relação ao curso de Estética e Cosmética, para isso, separamos alguns aspectos sobre o universo dos estudos e seu mercado de atuação.

O primeiro fato que você, — você mesmo, curioso e olhando para essa tela —  precisa saber, é que o curso está situado dentro da área da saúde, ou seja, há algumas matérias em comum com os estudantes de enfermagem, fisioterapia e biomedicina (já podem até andar juntos no intervalo).

Achou mesmo que para ser um esteticista bastava ser um artista na hora de embelezar alguém?  Vai, além disso, o profissional assume responsabilidade com a estética de seus clientes, sobretudo, com o bem-estar do outro. Afinal o estudante irá se preparar para tratar de doenças, e pode ficar tranquilo que não estamos falando dos estudantes de medicina, muito menos sobre a necessidade de receitar remédios ou fazer cirurgias.

O profissional de Estética e Cosmética, trata de doenças do corpo, em especial da pele, com cosméticos, massagens específicas e equipamentos eletroterápicos.

E onde se difere a estética da cosmética nesse procedimento de atuação?

A ênfase do curso é formar profissionais que consiga atuar como esteticista na área da saúde, tratando doenças e também podendo atuar na formulação de cosméticos, considerando que curso atribui a formação em cosmetologia.

Com isso, abre-se diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho, tornando-se possível que o profissional atue tanto atendendo o público em clínicas de terapia, spas, ou em seu próprio empreendimento, como trabalhando em laboratórios manipulando cosméticos, e na linha de frente de pesquisas.

Sendo assim, interdisciplinaridade define perfeitamente o curso, já que os estudos vão desde a psicologia, para prestar um melhor atendimento ao público, até a química, mas fica tranquilo! Porque aprender química com o professor ensinando fazer um batom, por exemplo, ou aprendendo como analisar o PH da pele para poder recomendar o sabonete ideal para cada pessoa, torna os estudos bem mais interessantes.

A grade do curso, também possui a matéria de anatomia e estudos da célula humana, considerando a necessidade que a profissão exige, para entender o funcionamento, metabolismo e bioquímica do corpo.

Mas e a maquiagem, que tanto se pensa ao abordar o nome do curso, onde fica?

Sim, o esteticista aprende sobre maquiagem, mas é importante salientar que o curso não forma maquiadores profissionais. O curso proporciona uma noção de maquiagem no geral, no entanto, o profissional pode fazer microagulhamento, criolipóse, drenagem linfática, massagens relaxantes, de redução de medidas e modeladoras.

As possibilidades dentro do curso são variadas, o curso se divide em uma estrutura de três áreas, sendo elas:

• Facial: com foco no tratamento de pele, como acnes, melasma, limpeza de peles, algumas categorias de alergias, maquiagem, designer de sobrancelha
  • Corporal: tratamento de estrias, celulites, queloides, redução de medidas
  • Capilar: recuperação de cabelos danificados com tratamentos, hidratação, restauração capilar

Agora que você leu um pouco sobre o universo dessa profissão que proporciona, saúde, beleza e bem-estar para as pessoas, já está pronto para compartilhar com os amigos, que o curso vai muito além daquilo que se pensa a princípio.

Caso queira inteirar-se mais ainda sobre o assunto, clique aqui para conhecer a grade curricular do curso.

Quer estudar Estética e Cosmética? Agora você já sabe os caminhos que lhe aguardam!

Publicado por em 21 de fevereiro de 2020 | 2.708