Metodologias Ativas: Acadêmicos do curso de Direito da Unimar aprendem sobre os princípios ativos da Administração Pública criando paródias

Os acadêmicos do sétimo termo do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) criaram paródias usando o tema: princípios ativos da Administração Pública. A atividade foi realizada na disciplina de Direito Administrativo, aplicado pelo Docente e Procurador da República, Dr. Jefferson Aparecido Dias.

De acordo com o docente, ao longo do semestre os acadêmicos participam de exercícios que integram a metodologia ativa do curso de Direito. “Há algum tempo eu tenho usado a dinâmica de times, desafiando as equipes. Nesta semana, o desafio foi montar uma paródia envolvendo os princípios ativos da Administração Pública. Foi bem interessante ver como eles são criativos e conseguem, a partir do estudo do conteúdo, encaixar em paródias e passar a mensagem de um conhecimento que nós pretendemos que eles se apropriem”, explica.

Ainda segundo o Dr. Jefferson, estas atividades são inovadoras e possibilitam um aprendizado mais qualificado. “A metodologia ativa é muito importante porque a Universidade não pode mais ser aquela lógica de lousa, um professor falando e os alunos ouvindo. Nós buscamos que os acadêmicos sejam os protagonistas do aprendizado e, a partir deste momento, além de desenvolver outras potencialidades, como o trabalho em grupo e se apresentar em público, potencialidades que serão importantes para a sua vida profissional”, ressalta.

Cada grupo escolheu um tema e produziu uma paródia, atividade que foi apreciada pela turma. Para a acadêmica Thalita Vieira, aprender de forma prática torna mais fácil a absorção do conteúdo. “Esta aula foi muito interessante. O curso de Direito costuma ser mais formal e com a metodologia ficou bem mais didático, bem mais legal para se aprender e a gente se sente bem mais motivado na aula. As letras das paródias nos ajudam a memorizar o tema e, como o exemplo usado pelo Professor Jefferson em que um aluno de turmas anteriores participou e ainda se lembra do que foi contado, nós vamos lembrar sempre deste conteúdo”, comemora.

Segundo o acadêmico Andrei Pirollo, o desafio foi essencial para a aprendizagem do tema. “O interessante da aula é que a gente ficou livre pra criar e para isso precisamos entender a matéria para podermos contextualizar todo o percurso. Outro ponto interessante foi decorar para cantar, onde a gente gravou os trechos. Tenho certeza que vamos lembrar desta matéria por um bom tempo”, afirma

O curso de Direito possui nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Marília é a única da região a oferecer a formação completa profissional com graduação, especialização, mestrado e doutorado. Mais informações acessem o site www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000.

Publicado por em 27 de fevereiro de 2020 | 699