A importância da acessibilidade nos materiais didáticos
O material didático que compõe as disciplinas da modalidade de ensino à distância passa por todo um processo de produção que envolve diversos setores, desde o docente conteudista que desenvolve a disciplina, passa pelo estúdio que faz a preparação e a edição das videoaulas, pelos revisores que fazem a adequação gramatical dos conteúdos até o Designer Educacional, que analisa e transforma o material.
Essa grande equipe compõe os bastidores da UnimarEAD, que planeja meses, até anos antes, o material didático que vai ser disponibilizado aos alunos. Mas não se trata somente de liberar conteúdo, pois a UnimarEAD se preocupa com todos os públicos e deseja garantir que qualquer pessoa tenha condições de aproveitar a qualidade das nossas aulas, mesmo aquelas que possuem alguma deficiência ou tenham mobilidade reduzida.
Então, acessibilidade é a peça-chave nessa questão. O material didático da UnimarEAD atende a diversos públicos, favorecendo e gerando oportunidades para todos, e isso tudo é resultado de projetos, pesquisas e aplicações tecnológicas.
E é com foco nesse grande avanço tecnológico que o Café com EAD tem a honra de receber para um papo sensacional a B42, uma empresa de design, tecnologia e educação.O objetivo aqui é apresentar o caminho de que uma Instituição de Ensino Superior percorre na busca de soluções em material didático e como a B42 se destaca nesse ramo educacional.
A agência tem como foco transformar o futuro da educação no mundo, e por isso, a visão primordial deles é trazer aos cursos de Instituições de Ensino, ou até mesmo de empresas, o melhor do design universal.Para a B42, um curso superior não deve ser visto como uma “fábrica de conteúdo”, mas que tenha recursos tecnológicos específicos para cada público-alvo, que merece ser tratado com respeito e ter à disposição um diferencial teórico e visual que colabore para uma formação profissional de excelência.
E aí, gostou? Venha assistir a mais um episódio do Café com EAD da Unimar. Grande abraço e até mais!
Verona Marinho Ferreira, coordenadora dos Cursos de Engenharias EAD.
Autora do texto – Café com EAD – A importância da acessibilidade nos materiais didáticos.
Seja o primeiro a comentar!