ENEM digital 2020: Saiba tudo sobre a novidade
O tão esperado Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir deste ano, ganha uma nova atualização, o Enem digital!
Se a ideia a princípio parece inusitada, fique tranquilo, porque essa mudança ainda está em andamento e não será obrigatória, por enquanto.
Vamos te explicar a seguir:
Como vai funcionar?
Em 2019 o Ministério da Educação já tinha anunciado sobre a aplicação do Enem digital, pela primeira vez neste ano, como modelo piloto. Portanto, esse novo modelo irá acontecer progressivamente, e a expectativa é que até 2026 o exame seja totalmente online.
A princípio, as vagas para a edição online, será limitada com 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem por essa modalidade.
Optei pelo ENEM digital, e agora? Faço a prova na minha casa?
Se você pensou que essa novidade possibilitaria que você realizasse a prova mais esperada pelos estudantes do ensino médio, de sua casa, se enganou!
A prova terá a mesma estrutura da versão impressa: é preciso que o candidato vá até o local da prova para fazer os quatros testes objetivos, com 45 questões cada, no entanto, a redação será aplicada de forma tradicional, no papel e escrita com caneta.
Justificativa:
O MEC justifica a nova modalidade de aplicação, com a questão da economia, justificando que essa mudança reduz a impressão de papel, consequentemente beneficiando o meio ambiente.
No ano de 2019 houve mais de 10,2 milhões de provas impressas, e os custos para essa aplicação, passaram R$ 500 milhões.
Além do mais, com essa nova realidade digital, é possível aplicar novos tipos de questões, como: vídeos, infográficos e até mesmo, abrir espaço para a lógica dos games.
Inscrições Enem Digital 2020:
- Quando?
11 a 22 de maio.
- Onde?
Na página do participante ou no aplicativo do Enem.
- Valor?
R$ 85 reais que deverão ser pagos até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
- E sobre o pedido de isenção?
A solicitação para a isenção foram abertas no dia 6 de abril.
- Importante!
É preciso escolher somente uma das opções, entre Enem digital e Enem impresso, e não é possível alterar a modalidade escolhida após o término da inscrição.
Sobre aplicação do exame: datas, horários e locais.
As provas do Enem Digital acontecerão antes das provas impressas, nos dias 11 e 18 de outubro. Iniciando com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste primeiro dia, serão 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de 5 horas.
As 100 mil vagas serão distribuídas entre 60 municípios de 18 estados brasileiros, a lista completa pode ser visualizada no edital do exame.
As datas do Enem impresso serão nos dias 1 e 8 de novembro.
E aí, o que você achou da novidade? Já está se preparando para o Enem 2020? Você pode consultar algumas dicas de estudo em nosso blog, não perca tempo! E não se esqueça de compartilhar com os amigos.
Seja o primeiro a comentar!