Comida Brasileira

Conheça os 10 pratos mais populares da comida brasileira

Se te perguntassem: “quais são os 10 pratos mais populares da comida brasileira”, o que você responderia?  Provavelmente teria dúvida em quais citar, já que a culinária brasileira é resultado de uma combinação de tradições e heranças de diferentes povos.

O Brasil é um país de proporções continentais e possuindo uma gastronomia tão rica e variada, fica difícil definir uma resposta específica para essa pergunta.  

Por este motivo, a maneira mais justa de conhecer a identidade culinária do país é separando suas regiões geográficas.

Se você busca saber mais sobre o tema e conhecer os principais pratos que compõe a culinária nacional, continue lendo para tirar suas dúvidas.

Origem da Culinária Brasileira.

Com as influencias europeias, o brasileiro transformou e criou uma identidade própria para a sua culinária.

Conforme os colonizadores trouxeram do oriente médio (China e índia) algumas especiarias, houve uma adição com os ingredientes das culinárias africana e indígena.

Antes mesmo dos europeus chegarem no Brasil, o país era habitado pelos grupos: Tupi Guarani e outras tribos.Sua maior característica de cultivo, eram as mandiocas e, a partir delas, criaram pratos como tapioca e farofa.

Portanto, foram as trocas alimentares, a união de distintos caminhos e experiências de vida, de etnias e de culturas, a miscigenação de gostos, formas e aromas, que geraram uma nova e rica culinária: a brasileira.

A seguir conheça os principais talentos da cozinha nacional.

  • Feijoada.

O prato é o mais popular do Rio de Janeiro, como também do Brasil. A feijoada é composta por uma mistura do feijão preto cozido, com partes do porco, incluindo: rabo, orelha, linguiça e carne seca.

Além disso, é comum que venha acompanhada de couve e de arroz.

Quanto a sua origem, não se sabe ao certo como o prato surgiu de fato, porém, acredita-se que a feijoada se originou nas senzalas, pelos escravos, que cozinhavam o feijão preto com as carnes desprezadas pelos seus senhores.

  • Moqueca Capixaba.

O prato é famoso por todo o Brasil e típico do Espírito Santo. A receita consiste em peixe cozido, com vegetais e frutos do mar.

Sua maior característica de preparo, é o fato da necessidade do uso da panela de barro, sua maior tradição.

A moqueca tem origem indígena e era preparada em panela de barro e urucum. Os temperos nativos utilizados na época eram: tomates maduros, tinta de urucum, limão, cebola, coentro e pimenta.

  • Pão de Queijo.

O pão de queijo é referência da culinária mineira. Apesar de seu nome, a receita não leva farinha de trigo, mas sim polvilho, que é originário da mandioca.

Sua origem vem das fazendas mineiras na busca de substituir a farinha de trigo em alguns pratos, considerando a escassez da farinha na época.

  • Pudim de leite.

O doce é uma das sobremesas mais tradicionais do país. Composto por uma mistura de leite condensado, ovos e açúcar.

A sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses e foi ensinada para os brasileiros.

  • Tapioca.

A receita tem origem indígena e é composta por uma fécula comestível, extraída das raízes da mandioca ou do aipim, com que se preparam pratos doces e salgados.

Portanto, pode ser recheada com alimentos como frango desfiado, peito de peru e queijos, ou ainda, brigadeiros e doce de leite.

  • Açaí.

Tradicionalmente originário do norte do país, o açaí se tornou popular por todo território nacional.

Em alguns lugares ele é batido com guaraná, banana e morango, além de ser misturado com diversos ingredientes, como: sorvete, granola, granulado e etc.

  • Churrasco.

O churrasco gaúcho é o mais conhecido do país. Caracterizado como porção de carne, assada geralmente ao calor da brasa, em espetos ou sobre grelhas.

Sua origem vem de meados do século XVII, devido a forte presença da criação de gado na região.

  • Acarajé.

A receita de acarajé é uma das mais prestigiadas pela culinária baiana. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, com cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Sua história é marcada pela receita trazida da África durante o período colonial.  Foram as chamadas escravas de ganho, cuja função era ir para rua e trabalhar para as patroas, vendendo mercadorias em tabuleiros, que deram início a prática.

  • Brigadeiro.

O brigadeiro já se tornou tradição nos aniversários e é um doce totalmente brasileiro, sem interferência cultural externa.

 É composto por uma mistura de leite condensado, manteiga, cacau em pó e chocolate granulado para cobertura.

Sua origem é inusitada, recebeu o nome referente ao motivo de sua venda; que foi promover a candidatura à presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes.

  • Pintado à Urucum.

O prato é bastante prestigiado pelo Centro-Oeste, já que leva como matéria prima principal aquilo que a região oferece em grande quantidade, os peixes.

Sua receita consiste em filé de pintado frito regado ao molho urucum, normalmente servido com arroz e pirão.

Conclusão

De norte a sul do país, do salgado ao doce, como visto, a comida típica brasileira é rica em aromas e sabores.

As opções são variadas e não é à toa que o profissional de gastronomia possui um vasto campo de possibilidades de atuação no país.

Caso você tenha interesse em atuar no segmento da culinária, acesse nosso site e conheça as oportunidades.

Conheça também outros posts em nosso blog e saiba mais sobre áreas específicas da alimentação, como a nutrição.

E aí, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de compartilhar com os seus amigos.


Publicado por em 17 de setembro de 2020 | 23.611

Deixe um comentário

1 comentário.

  1. Welinton dos santos morais disse:

    Gostei bastante desta maneira que introduziram os pratos deliciosos brasileiros são excelentes para nossa vida, desta forma me sinto feliz em saber que tudo que consumidos são de nossa origem e não de povos que vieram antes de nós, agradeço pela ajuda em simplificar esses tipos de refeições.