Unimar realiza a tradicional benção aos animais

Medicina Veterinária da Unimar realiza tradicional benção aos animais

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) realizou a tradicional benção aos animais e profissionais médicos veterinários, em comemoração ao padroeiro São Francisco de Assis. Este ano, por conta da pandemia, o evento foi fechado ao público, sendo realizado para docentes e acadêmicos, seguindo as rigorosas medidas de prevenção.

De acordo com o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, a celebração é um momento de reflexão e união, principalmente neste momento de pandemia.

“A benção dos animais e profissionais médicos veterinários é uma tradição do curso, realizamos há mais de 25 anos. É um importante momento para lembrarmos a figura de São Francisco de Assis e tudo o que ele representa, não só na questão animal, mas por todos os ensinamentos que ele nos trouxe, ganhando destaque principalmente neste momento de transformação”, conta.

Medicina Veterinária da Unimar realiza a tradicional benção

Por causa da pandemia, a celebração não foi aberta ao público. Contou com a participação dos colaboradores, docentes e acadêmicos, além, é claro, dos animais que estão internados no Hospital Veterinário.

Ainda segundo Fábio, mesmo sendo diferente dos outros anos, a celebração não poderia deixar de ser realizada. “A questão do distanciamento nos fez mudar, mas sem desmarcar. É muito importante mantermos a reflexão, ouvir a palavra e ensinamentos que podem nos proporcionar um crescimento espiritual. Estou muito feliz em ter o Padre Padula conosco porque é uma pessoa que admiro muito e que conheço há tempo. Além disso, também, é uma felicidade poder proporcionar aos nossos alunos e funcionários este momento”, conclui.

São Francisco de Assis

A tradicional benção é realizada para celebrar o Dia de São Francisco de Assis. Comemorado no dia 4 de outubro, ele é considerado o protetor dos animais. Segundo o Padre Antônio Padula, o santo é conhecido como padroeiro porque vivia em comunhão com a natureza. “São Francisco de Assis era um jovem que viveu por volta do ano de 1200. Visto que, de família muito rica, largou todos os bens para seguir o chamado de Deus muito cedo. Um homem que, acima de tudo, encontrou na natureza a grande comunhão com Deus, até um ponto que tudo para ele era como irmão. Nesta harmonia com a natureza, ele descobriu a beleza de Deus”, conta.

Para o Padre, celebrar a data na Universidade, sem dúvida, foi um momento muito especial. “Em minha vida de padre, por certo, é sempre uma alegria muito grande poder ir de encontro com as pessoas, como ocorreu aqui na Unimar, com os jovens universitários, residentes e as pessoas que trabalham com os animais e tem a preocupação com a nossa natureza. Porque atualmente, mais do que nunca, precisamos estar preocupados em salvar o nosso planeta”, destaca.

online free course
download intex firmware