concuro de fotogragia

Unimar lança a 2ª edição do concurso cultural de fotografia com o tema “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil”, em homenagem aos 148 anos da imigração italiana

O concurso cultural também marca o lançamento do II Prêmio Unimar de cultura internacional

A Universidade de Marília (Unimar), através do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX), Departamento de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Publicidade e Propaganda, lança o concurso cultural “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil”, com o objetivo de homenagear a comunidade italiana pelos 148 anos da imigração no país, com fotografias que retratam as diversas contribuições que da comunidade para a formação do Brasil.

Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, a Profa. Dra. Walkiria Ferrer, a iniciativa visa valorizar e preservar a história dos diversos povos que contribuíram para a construção do país. “A Unimar busca dar continuidade em seu trabalho de valorização cultural, realizando uma homenagem a comunidade italiana e seus descendentes, por meio deste novo concurso. Ações como estas são de grande importância para se fomentar a internacionalização acadêmica, que exige dos participantes uma visão sobre as diversas culturas existentes no mundo”, ressalta.

Com o tema “As contribuições históricas e contemporâneas da Itália”, as fotografias deverão retratar, de forma criativa e original, as influências italianas históricas ou contemporâneas na arquitetura, gastronomia, economia e educação. De acordo com os dados da Embaixada da Itália no Brasil, aproximadamente 27 milhões de descendentes de italianos residem no país e estão distribuídos, principalmente, pelo sudeste e sul do país, ou seja, quase 15% do total da população brasileira.

Para o assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana, o concurso colabora para o fortalecimento das relações do Brasil com a Itália. “Com o concurso, fortalecemos o mútuo respeito entre os povos e, consequentemente, a reafirmação da italicidade existente em grande parte dos brasileiros”, destaca.

Esta é a segunda edição do concurso, na primeira a Universidade de Marília homenageou a cultura japonesa. “Realizamos em 2021, o concurso de desenhos intitulado “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”, em que os premiados tiveram suas criações expostas no Japão e em diversas localidades de Marília. A ação estimulou, não somente a comunidade acadêmica, mas também externa que tinham como interesse, conhecer mais sobre a cultura nipônica. Foi um sucesso”, conta.

O concurso cultural conta com o apoio da Marília Internacional, Projeto RI Works, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Relações Internacionais e Diretoria de Ensino da Região de Marília, além da Câmara Municipal de Marília e Prefeitura de Marília, por meio das secretarias de Educação e Cultura. Os patrocínios são do Consulado Geral da Itália em São Paulo e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP).

concurso cultural

Prêmio Unimar de Cultura Internacional

A segunda edição do Prêmio Unimar de Cultura Internacional também terá a Itália como tema, em que os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda irão, também através de fotos, retratar a sua visão da Itália no cenário mariliense.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarollo Ottoboni, a Itália foi escolhida por se tratar de um país muito querido e conhecido pelosbrasileiros. “Possuímos muitos descendentes de italianos, tendo sua cultura muito disseminada entre nós. A ideia é que os participantes realizem um registro do que mais lembra a Itália, o que remete em sua vida. Isso estimula o olhar das pessoas em relação ao país latino à temática italiana”, conta.

Além disso, o curso de Publicidade e Propaganda fez a identidade visual do Concurso Cultural por meio da agência experimental. “Ficamos muito felizes em participar desses projetos internacionais, pois agrega muito valor para a Instituição, para os cursos, para os acadêmicos e para a sociedade”, ressalta.

O concurso cultural “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil” será lançado oficialmente no dia primeiro de abril no canal oficial da Unimar no Youtube e as inscrições ficam abertas até o dia 18 de maio. Poderão participar alunos de ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos, de qualquer localidade do Brasil. Mais informações como inscrição, regulamento e demais orientações, estarão disponíveis no site: https://oficial.unimar.br/concurso-cultural-de-fotografia-nostra-italia-a-italia-presente-no-brasil/

udemy course download free
download mobile firmware