Novo docente do curso de Direito da Unimar, o atual Advogado Geral da União, o MInistro Bruno Bianco

Novo docente do curso de Direito da Unimar, o atual Advogado Geral da União, o Ministro Bruno Bianco, palestrou aos alunos e a comunidade

O novo docente do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar), o Advogado Geral da União, o Ministro Bruno Bianco, ministrou palestra sobre os “Meios Adequados de Resolução de Conflitos: Experiência no Âmbito Público”. O evento reuniu acadêmicos e a comunidade em uma noite de muito conhecimento.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, receber o Ministro é um motivo de muito orgulho. “ Estamos muito felizes em trazer o Dr. Bruno Bianco de volta aos bancos escolares, ao palco da Universidade de Marília. Ele que defendeu a tese de mestrado conosco, nosso egresso do curso de pós-graduação da Unimar, muito já nos orgulhava em sua condição de aluno e, agora, é destaque, ocupando este importante cargo e levando o nome de Marília nacionalmente. É um presente e uma coroação recebê-lo para falar de sua trajetória de sucesso e a Unimar fica muito honrada de fazer parte dela”, destaca.

Bruno Bianco concluiu sua Qualificação no Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar em 2017 com a dissertação sobre a “Crise na Previdência – Um reflexo da Crise do Estado”, orientado pelo Professor Doutor em Direito e Procurador da República Jefferson Aparecido Dias. Atuou como docente também na Pós-graduação, lecionando sobre Previdência, e agora, retorna como novo professor do curso de Direito.

Ainda segundo a Pró-reitora, o Bruno chega para reforçar o time de estrelas jurídicas, que compõem o corpo docente do curso. “O bom filho à casa retorna e, agora, além de comemorarmos sua atuação à frente do ministério, temos a felicidade de recebê-lo como professor da Unimar. Um profissional que realmente tem muito a contribuir na academia pela sua vivência e experiência. Não só os alunos do curso de Direito, mas a família Unimar ganha muito com a vinda do Dr. Bruno Bianco, que é uma inspiração para todos aqueles que estão iniciando a carreira política”, diz.

Membro da Advocacia-Geral da União desde 2008, na carreira de procurador federal. Foi procurador-chefe da seccional da Procuradoria Federal Especializada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Marília e procurador regional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Atuou como assessor da Casa Civil, tendo auxiliado na formulação da reforma da previdência. Atuou, também, como secretário especial adjunto da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. No dia 6 de agosto de 2021, foi nomeado para o cargo de advogado-geral da União, sucedendo a André Mendonça.

Para o coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar, prof. Dr. Emerson Borges, poder adquirir um pouco da vivência do Ministro é uma oportunidade única. “É com muita honra que recebemos o Ministro, que vem para abrilhantar o corpo acadêmico do curso de Direito. Nós costumamos receber profissionais para compartilhar experiências, fazemos isso já faz tempo e tivemos muitos visitantes ilustres, como outros Ministros. Isso porque, o aluno do curso de Direito e Pós-graduação ao perceber e sentir esta proximidade com as celebridades do mundo jurídico adquire experiências, uma vez que uma pessoa como o Bruno não chegou onde chegou por acaso, tem uma expertise e algo que pode compartilhar com os alunos e isso é muito importante”, ressalta.

A coordenadora do curso de Direito da Unimar, Francis Marília Pádua, destacou a importância desta oportunidade aos acadêmicos. “A integração com profissionais da área, só traz benefícios aos acadêmicos, que possuem inúmeros diferenciais no curso, sendo um deles este contato frequente com pessoas notáveis, que desempenham altas funções nas carreiras jurídicas, assim, sendo uma oportunidade ímpar para eles”, conta.

O Ministro da AGU abordou o tema “Meios Adequados de Resolução de Conflitos: Experiência no Âmbito Público”, palestra que reuniu a sociedade e acadêmicos do curso da graduação e Pós-graduação em Direito da Unimar.

O novo docente da Unimar, o Ministro da AGU Bruno Bianco, falou sobre a palestra que ministrou. “Gostaria, antes de tudo, agradecer por retornar a Unimar e as homenagens que recebi. Falei de um tema muito importante que é a solução de conflitos e os meios adequados de solucioná-los, colocando em paralelo com o judiciário estas outras formas, sendo uma mudança no paradigma do âmbito judicial, além de trazer um pouco sobre a atuação da Advocacia Geral da União, um órgão de estado que exerce uma função essencial à justiça, as vezes pouco conhecida pela população. Então, trazer e suscitar nos alunos esta nova mentalidade é muito gratificante e importante, auxilia e contribui com a formação deles, demonstrando novas alternativas e novos meios para os estudos”, explica.

Ainda segundo o Ministro, integrar o corpo docente do curso de Direito da Unimar é motivo de muito orgulho. “Serei um professor da Universidade com muita honra, porque é na Unimar e em Marília, assim estou duplamente feliz. Espero que os alunos possam também se sentirem felizes com esta novidade. Agradeço a toda direção da Unimar, toda reitoria, ao Jefferson e a Fernanda, é uma honra poder dividir um pouco das minhas ideias e pensamentos com a comunidade acadêmica e sociedade de Marília e região, levando temas modernos do Direito, provando que a Unimar está na vanguarda da área jurídica”, finaliza o Ministro.

Publicado por em 5 de setembro de 2022 | 397