Curso de Direito da Unimar recebe o Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Toffoli

Curso de Direito da Unimar recebe o Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Toffoli

O Ministro realizou uma palestra para os alunos da graduação e pós-graduação em Direito da Unimar

Os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar), participaram de uma palestra realizada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Tóffoli. Em sua visita a Instituição, o Ministro falou sobre sua experiência profissional e atuação no STF. 

O coordenador da pós-graduação em Direito da Unimar, prof. Dr. Jonathan Barros Vitta, destaca o ganho acadêmico que a palestra do Ministro traz aos alunos. “Hoje é um dia de muita alegria, porque estamos recebendo um Doutor Honoris Causa pela Unimar, uma pessoa que faz a diferença no judiciário contemporâneo e que veio para mostrar a aplicação real do que é estudado dentro do programa de pós-graduação em Direito da Universidade, porque quando você está em um programa de mestrado ou doutorado, há o estudo das decisões judiciais, ou seja, estudamos com quem faz parte da história jurídica brasileira”, destaca.  

Segundo o coordenador adjunto da pós-graduação em Direito da Unimar, prof. Dr. Emerson Borges, é mais uma noite especial para os alunos da Universidade de Marília. “É sempre complexo a vinda de grandes nomes para a Instituição, sempre um esforço grande para realizar estes eventos e transcorrer tudo de forma tranquila, como houve esta noite, mas, claro que ouvir o Ministro do STF presencialmente é sempre uma grande realização e uma grande honra, com muita bagagem e muita contribuição em termos jurídicos”, celebra.  

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Unimar, profa. Dra. Francis Marília Pádua, é uma grande oportunidade para os acadêmicos. “É o ápice do conhecimento, porque nós temos um Ministro do Supremo, que além de trazer o aspecto prático da atuação, é um cargo de extremo respeito, que tem o poder de decidir questões que refletem na vida da sociedade, de extrema importância, sendo uma oportunidade única para que os alunos possam vivenciar este outro lado, ou seja, como a construção de uma determinada decisão judicial e isso enriquece muito o processo de aprendizagem do aluno”, comenta.  

O Ministro do STF, em sua palestra, abordou sua experiência profissional e, principalmente, sua atuação no Supremo Tribunal Federal. Para ele, foi uma felicidade estar em Marília e falar com os acadêmicos. “É uma alegria voltar à Marília. Eu tenho muito carinho por todos os marilienses, sempre falo que é um local de sorte, e a Unimar é uma das grandes realizações da nossa cidade, sendo um exemplo para o Brasil, com toda a pesquisa e extensão aqui desenvolvida, com o Hospital que atende a sociedade, além de todos os cursos, dentre eles o de Direito, que estarei falando com os alunos para dizer da importância de sempre seguir buscando conhecimento, porque estamos atuando pelo estado democrático de direito”, ressalta. 

O Ministro destacou ainda a importância da troca de experiências e a  honra que tem pelo título recebido pela Unimar. “Falar com os alunos é também relembrar da época em que fomos estudantes, porque aprendemos com eles também. Por isso essa alegria de voltar a minha cidade que eu amo tanto e a Unimar, que é tão querida. Eu sou professor Honoris Causa aqui da Unimar, um título que está enquadrado e pendurado em meu gabinete com tanta honra. É uma felicidade e para os estudantes de Direito eu sempre digo que quando está difícil algo, saibam que são formados em Direito e que vão alcançar, mas precisam ter esperança, fé, muito trabalho e muito estudo, porque irão conseguir realizar”, diz.    

A acadêmica do Doutorado em Direito da Unimar, Ana Clara Ortega, destaca como os cursos da Unimar são diferenciados, por possibilitar estas experiências. “Para nós do Direito, é mais uma excelente oportunidade de ter o conhecimento e o contato com pessoas tão importantes como o Ministro, em suas questões práticas, e ver como o direito é aplicado e como há influência na sociedade, como nós podemos perceber na teoria e hoje vendo na prática”, conta.  

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 26 de novembro de 2022 | 369

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!