Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação lideram a formação em TI na Região de Marília

Aula Inaugural dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação lideram a formação em TI na Região de Marília

Os cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação da Universidade de Marília (Unimar) acolheram os acadêmicos em uma Aula Inaugural, com o objetivo de iniciar oficialmente o semestre letivo e, também, apresentar a matriz inovadora de ensino. As turmas tiveram ainda, uma palestra sobre Inteligência Artificial. 

Segundo o coordenador dos cursos, o docente Caio Saraiva Coneglian, a aula tem a função de unir as turmas e trazer um tema em alta, para discussão. “A aula inaugural marca o regresso das aulas de forma oficial e, em especial, também celebramos o início do curso de Ciência da Computação, que retorna com uma abrangência muito grande. Trouxemos um palestrante com um currículo renomado, com experiência internacional para agregar conhecimento aos nossos alunos ”, destaca. 

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Unimar oferecem uma formação sólida em áreas estratégicas e promissoras do mercado de trabalho. Os acadêmicos aprendem habilidades técnicas essenciais para a criação e manutenção de sistemas computacionais, como programação, banco de dados, redes de computadores, inteligência artificial, entre outras. Conhecida por sua matriz curricular inovadora, os cursos oferecem uma formação completa e integrada, com disciplinas que vão além da área técnica, como gestão de projetos, empreendedorismo e ética profissional. 

“Com isso, os estudantes estão preparados para atuar em diversos setores, seja como profissionais de tecnologia da informação, empreendedores ou pesquisadores. Além disso, a Universidade conta com uma infraestrutura de ponta, laboratórios equipados e professores altamente qualificados, que garantem uma formação de qualidade e alinhada às demandas do mercado de trabalho”, destaca o coordenador.

O docente e orientador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Dr. José Eduardo Santarém, palestrou aos acadêmicos sobre Inteligência Artificial, que é um ramo da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de executar tarefas como reconhecimento de padrões, aprendizado, tomada de decisões, entre outras, através dos algoritmos, redes neurais e outras técnicas para simular a capacidade de raciocínio humano em máquinas.

“A inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia. Todas as ferramentas que usamos possuem essa tecnologia, por isso precisamos estimular os alunos a aprofundarem os estudos e entrarem nessa área. Porque é o futuro e eles estão no caminho certo, porque a computação realmente é uma das áreas mais promissoras da atualidade e já oferece uma demanda muito grande de mercado e a necessidade de profissionais”, explica o palestrante. 

O acadêmico do curso de Ciência da Computação, Emerson Caíque, falou sobre a importância da aula inaugural. “Eu trabalho com marketing e para aprimorar o conhecimento sobre tecnologia, resolvi ingressar no curso. Me animei com o conteúdo da palestra, ainda mais porque em pouco tempo de aula, já aprendi muito sobre programação, o que me deixa com alta expectativa sobre meu futuro. Estou bem empolgado”, celebra. 

Mais de 300 acadêmicos participaram do evento, entre ingressantes e veteranos. No último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar, o aluno Gabriel Bueno, destaca a qualidade da educação ofertada pela Unimar. “ADS da Unimar é sensacional, ainda mais com essas aulas que nos estimulam a aprofundar os estudos. Exemplo de hoje, com esse tema tão legal. Eu que finalizo minha graduação este ano, falo que a Unimar foi além das minhas expectativas”, afirma.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, fala da alegria da recepção dos novos alunos. “É sempre uma grande alegria poder estar nesse momento tão especial, que é o início da jornada acadêmica dos nossos alunos. Sejam muito bem-vindos, já estivemos juntos na abertura oficial da Universidade e, agora, na abertura específica dos cursos, em que eles podem conhecer com mais profundidade a área de tecnologia. Alegria imensa estar aqui contribuindo com essa formação”, diz. 

Cursos de Computação da Unimar lideram a formação em TI na Região

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação da Unimar iniciam o ano letivo com recorde de público. Mais de 250 acadêmicos fazem parte dos cursos com formação em Tecnologia da Informação, contribuindo com o crescimento desta área, que segue em acelerada expansão. 

Com altas notas nos principais avaliadores da Educação, como o Guia das Faculdades e o Ministério da Educação, o curso de ADS se destaca em toda da região, porque oferece aos acadêmicos aulas inovadoras, matriz curricular atualizada e corpo docente composto por profissionais de destaque nas maiores empresas de tecnologia e computação, com alta titulação, além da infraestrutura de ponta, que torna o aluno protagonista do processo de aprendizagem.

Destaque para o retorno do curso de Ciência da Computação à Universidade, que já está sendo considerado o melhor da região, porque oferece toda a qualidade educacional da Unimar, fazendo com que o acadêmico desenvolva habilidades por meio da experiência aplicada e prática, com o contato desde o primeiro semestre a projetos aplicados para a sociedade.

O coordenador dos cursos, o docente Caio Saraiva Coneglian, aponta a felicidade da Universidade em iniciar o curso de Ciência da Computação. “Os cursos possuem parcerias com as maiores empresas de tecnologia do mundo, como o Google, Red Hat e Microsoft, permitindo que os alunos tenham acesso às principais tecnologias, além de uma grande rede de networking. Isso fará com que eles se destaquem e sejam capazes de avançar junto ao desenvolvimento da área de tecnologia da informação, um setor que está sempre inovando, com novas linguagens, frameworks, metodologias e modelos de negócios, por isso é tão importante a nossa proximidade com as empresas de tecnologia da informação e de computação”, aponta.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destaca a relevância e a importância dos cursos da área de TI para a região. “A Unimar tem em seu DNA a inovação e os acadêmicos do curso de ADS já vinham se destacando na região por sua qualidade profissional. Agora, o curso de Ciência da Computação vem para agregar essa formação alinhada com as demandas das principais empresas de tecnologia da região e de todo o país”, ressalta. 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog


Publicado por em 23 de fevereiro de 2023 | 294

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!