AD Scientific Index: Lista de cientistas mais influentes do mundo conta com aproximadamente 40 pesquisadores da Unimar

A Universidade de Marília (Unimar) celebra mais uma vez, a inclusão dos docentes, discentes e egressos no prestigiado AD Scientific Index 2024, um ranking internacional que avalia o impacto da produção científica individual dos pesquisadores com base em pontuações e citações no Google Scholar.

Esta conquista, com 37 nomes, destaca a relevância da pesquisa acadêmica promovida na Instituição, refletindo a qualidade do conhecimento transmitido aos acadêmicos da graduação e pós-graduação.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, o reconhecimento é motivo de imenso orgulho e satisfação.

“Este resultado evidencia o comprometimento e a excelência de nossos professores na geração de conhecimento científico. A notoriedade alcançada no ranking nos incentiva a continuar investindo na qualidade de nossa pesquisa e na formação de nossos alunos”, afirma.

AD Scientific Index

Desenvolvido em 2021 pelos professores Dr. Murat Alper e Dr. Cihan Döğer, o AD Scientific Index utiliza os valores totais e dos últimos seis anos do índice i10, h-index e pontuações de citações no Google Scholar para fazer a métrica.

Avaliando a quantidade e qualidade das citações de um pesquisador, além do índice que considera o número de publicações com pelo menos dez citações.

No total, são utilizados nove parâmetros, mostrando a classificação de cientistas nas áreas de Agricultura e Silvicultura, Artes, Design, Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e de Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

Esses índices fornecem uma visão abrangente da produção científica, considerando diferentes tipos de instituições e áreas do conhecimento.

De acordo com a edição do AD Scientific Index 2024, foram analisadas 23.189 instituições do mundo, sendo 2.064 da América Latina e 578 do Brasil.

A Unimar ocupa a 120ª posição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e a 262ª entre todas as universidades da América Latina. Mundialmente, a universidade está classificada na 4.453ª posição entre as 23.189 instituições analisadas.

O docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Interdisciplinar em Saúde, o Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, está entre os cientistas mais citados globalmente. Para ele, esse reconhecimento é fruto de uma vida dedicada à pesquisa, que se renova diariamente por meio do diálogo acadêmico.

“A Unimar promove esse diálogo, seja com meus colegas do PPGD ou do PPGIS, seja nas aulas da graduação e da pós-graduação, onde os alunos me desafiam a me manter sempre atualizado, ou nas reuniões do meu grupo de pesquisa, cujas atividades são diretamente financiadas pela Instituição. O reconhecimento no ranking do AD Scientific é de todos que tornam possível minha atuação como pesquisador”, ressalta o professor.

Protagonismo Feminino

Outra importante comemoração é o protagonismo feminino. Dos 36 pesquisadores da Unimar, 19 são mulheres, que estão entre as melhores cientistas do mundo atuando nos programas de mestrado e doutorado.

A Profa. Dra. Sandra Maria Barbalho, docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde (PPGIS), em constante destaque no ranking, ressalta que a pesquisa representa a possibilidade de melhorar a abordagem do paciente assim como melhorar as terapias na produção de medicamentos cada vez mais eficazes,  modernos e com poucos efeitos adversos.

Ao ser citada como uma das mais influentes na área da saúde estudando sobre doenças metabólicas, inflamatórias e plantas medicinais, Dra. Sandra reconhece a importância deste feito.

“Estas doenças são muito prevalentes no mundo todo e estão relacionadas a números elevados de mortalidade. Além disso, a possibilidade de usar as plantas medicinais como tratamento ou adjuvantes terapêuticos pode reduzir os preços das medicações e possibilitar reduzida taxa de efeitos colaterais. Ter sido citada no índice é uma honra para mim! Isso leva o nome da Unimar a patamares muito altos. E isso é uma alegria sem fim”, comemora.

A área da Arquitetura e Urbanismo da Unimar também é destaque, através das pesquisas publicadas pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Irajá Gouvêa.

Destaque

Outro destaque do ranking, é a primeira participação de uma discente da Unimar, a Ana Clara Da Silva Ortega. Ela que é egressa do curso de ciências contábeis, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e atual doutoranda, também pelo PPGD, representa a nova geração de pesquisadores da instituição, trazendo reconhecimento e inspirando outros alunos a seguir o caminho da pesquisa acadêmica.

“Fiquei extremamente feliz e honrada ao saber que fui listada no ranking do AD Scientific 2024. Recebi essa notícia com grande entusiasmo e gratidão, através dos professores do PPGD e pela minha orientadora, Profa. Dra. Mariana Santiago. Essa inclusão representa um reconhecimento do meu trabalho e dedicação a pesquisa acadêmica, feita junto a Unimar, além de demonstrar a qualidade do Programa”, comemora.

A presença robusta da Unimar no AD Scientific Index 2024 reafirma a qualidade dos Programas de Pós-graduação e, também, destaca o compromisso da Universidade em promover a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, consolidando seu papel como uma instituição de excelência no cenário científico nacional e internacional.

Conheça os docentes e egressos listados no ranking AD Scientific Index:
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD)

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde (PPGIS)

Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV)

Professores da Graduação

Discentes do Doutorado

Egressos

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Publicado por em 29 de maio de 2024 | 155