Unimar sedia 8ª edição de evento em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

A Universidade de Marília (Unimar) recebe a 8ª edição da “Semana Nacional de Arquivos” em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos. O evento é promovido pelo Centro de Documentação Unimar (CDU) e o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Beneficente Unimar (HBU), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e o Grupo de Pesquisa em Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), e com o Setor de Arquivo Administrativo da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

De acordo com a supervisora do Centro de Documentação da Unimar, Danila Alencar, o objetivo é promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade nos arquivos e a democratização do acesso à informação arquivística. “A edição aborda o tema “Os Arquivos Acessíveis”, que destaca a necessidade de tornar os acervos mais acessíveis a todos os públicos e ampliar a inclusão digital e social”, conta.

A Semana Nacional dos Arquivos é uma celebração realizada em todo o país, promovida pelo Arquivo Nacional com o apoio do Conselho Internacional de Arquivos e da Associação Latino-americana de Arquivos. O evento visa incentivar instituições a promoverem atividades que destacam a importância dos arquivos.

Segundo a também arquivista no Centro de Documentação da Unimar, Danielle Righetti, os arquivos desempenham um papel crucial em garantir o acesso a documentos e informações, combatendo discriminações. “Os arquivos promovem equidade e direitos para todos, independentemente de raça, gênero, origem ou classe social. Assim, enfatizam a importância dos arquivos na preservação da memória, no fortalecimento da democracia e na ampliação da cidadania”, complementa.

No evento em Marília, será realizada uma mesa-redonda intitulada “Usos e Acessos dos Arquivos no Contexto Digital”. Esse debate irá focar sobre o acesso a dados e na preservação da informação no contexto digital, com o intuito de sensibilizar sobre a importância de um gerenciamento inclusivo dos arquivos.

Os palestrantes serão o Prof. Ricardo César Gonçalves Santana (UNESP) e o Prof. Dr. José Carlos Abbud Gracio (UNESP), com a mediação da Profª Drª Maria Leandra Bizello (UNESP) e a participação das arquivistas Msª Danila Fernandes Alencar (UNIMAR), Eloisa Pereira do Nascimento (SAME – HBU) e Msª Isabella Gélas Ciocca Marconatto (FAMEMA) como debatedoras.

A atividade é gratuita e ocorrerá de forma presencial e online no dia 3 de junho, às 13h30, no anfiteatro do bloco 9 da Unimar. As inscrições devem ser feitas via plataforma Even3 pelo site: https://www.even3.com.br/8-semana-nacional-de-arquivos

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 3 de junho de 2024 | 25

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!