ENEM digital 2020: Saiba tudo sobre a novidade

O tão esperado Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir deste ano, ganha uma nova atualização, o Enem digital!

Se a ideia a princípio parece inusitada, fique tranquilo, porque essa mudança ainda está em andamento e não será obrigatória, por enquanto.

Vamos te explicar a seguir:

Como vai funcionar?

Em 2019 o Ministério da Educação já tinha anunciado sobre a aplicação do Enem digital, pela primeira vez neste ano, como modelo piloto. Portanto, esse novo modelo irá acontecer progressivamente, e a expectativa é que até 2026 o exame seja totalmente online.

A princípio, as vagas para a edição online, será limitada com 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem por essa modalidade.

Optei pelo ENEM digital, e agora? Faço a prova na minha casa?

Se você pensou que essa novidade possibilitaria que você realizasse a prova mais esperada pelos estudantes do ensino médio, de sua casa, se enganou!

A prova terá a mesma estrutura da versão impressa: é preciso que o candidato vá até o local da prova para fazer os quatros testes objetivos, com 45 questões cada, no entanto, a redação será aplicada de forma tradicional, no papel e escrita com caneta.

Justificativa:

O MEC justifica a nova modalidade de aplicação, com a questão da economia, justificando que essa mudança reduz a impressão de papel, consequentemente beneficiando o meio ambiente.

No ano de 2019 houve mais de 10,2 milhões de provas impressas, e os custos para essa aplicação, passaram R$ 500 milhões.

Além do mais, com essa nova realidade digital, é possível aplicar novos tipos de questões, como: vídeos, infográficos e até mesmo, abrir espaço para a lógica dos games.

Inscrições Enem Digital 2020:

  • Quando?

11 a 22 de maio. 

  • Onde?

Na página do participante ou no aplicativo do Enem.   

  • Valor?

R$ 85 reais que deverão ser pagos até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

  • E sobre o pedido de isenção?

A solicitação para a isenção foram abertas no dia 6 de abril.

  • Importante!

É preciso escolher somente uma das opções, entre Enem digital e Enem impresso, e não é possível alterar a modalidade escolhida após o término da inscrição.

Sobre aplicação do exame: datas, horários e locais.

As provas do Enem Digital acontecerão antes das provas impressas, nos dias 11 e 18 de outubro. Iniciando com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Neste primeiro dia, serão 5 horas e 30 minutos de duração.

 No segundo dia, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de 5 horas.

As 100 mil vagas serão distribuídas entre 60 municípios de 18 estados brasileiros, a lista completa pode ser visualizada no edital do exame.

As datas do Enem impresso serão nos dias 1 e 8 de novembro.

E aí, o que você achou da novidade? Já está se preparando para o Enem 2020? Você pode consultar algumas dicas de estudo em nosso blog, não perca tempo! E não se esqueça de compartilhar com os amigos.


Publicado por em 9 de abril de 2020 | 590

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGD
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD