Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de congresso realizado na Unimar

A Universidade de Marília (Unimar), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, realizou congresso com renomados especialistas para debater a prevenção e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a assistente social Andréa Luiza Mataran Carrera, contou que é fundamental debater sobre o tema, principalmente os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. 

“É fundamental que estes profissionais estejam unidos e que montem um fluxo de atendimento às crianças e adolescentes. Desta maneira, vamos conseguir constatar a violência de forma mais eficiente. Além disso, essas discussões tornam a equipe ainda mais capacitada para acolher as vítimas de forma mais humana e interromper a violência o mais rápido possível”, esclarece.

Ainda segundo a Coordenadora, há um dia voltado à reflexão sobre o tema, mas é um assunto que precisamos estar atentos todos os dias. “O dia 18 de maio foi escolhido em memória ao “Caso Araceli’, uma menina de 8 anos que foi violentada e assassinada na década de 70, um crime que chocou o país, mas na verdade a violência acontece todos os dias, então precisamos estar atentos a todos os sinais”, ressalta.

Uma das palestrantes convidadas foi a especialista em violência doméstica, a psicóloga Cristina Fukumori Watarai. Segundo ela, é importante a integração dos profissionais para atendimento qualificado. “Quis, através da minha palestra, fortalecer as questões do enfrentamento da violência, principalmente na rede de saúde do município. Mostrei a importância dos diferentes setores estarem unidos para pensar em alternativas e protocolos que garantam a prevenção e proteção à criança e adolescente”, explicou.

A outra especialista convidada para o debate foi a especialista em atendimento à vítima, a Alessandra Rocha Santos Silva. Para ela, a principal questão é a prevenção. “Precisamos esclarecer o tema principalmente para as crianças. Temos que orientá-las de acordo com a faixa etária, apresentando o tema de forma adequada, para que esta criança e adolescente possam, de alguma forma, desenvolver mecanismos de proteção”, diz. 

Além disso, segundo a especialista, é importante criar vínculos com as crianças, para que elas se sintam confortáveis a falar em caso de abuso. “Muitas crianças não identificam uma pessoa de confiança para que elas consigam expressar o que estão vivendo. É importante discutir o tema com todos os familiares, para que todos estejam prontos para acolher a criança em um momento como este, que é delicado e traumático”, finaliza.


Publicado por em 6 de agosto de 2019 | 210

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Selecione um assunto
Selecione um assunto
Administração
Aluno Autor
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Cultura
Dicas
Direito
DRI - Relações Internacionais
Dúvidas
E-book
Educação
Educação Física
Empreendedorismo
Enem
Enfermagem
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia Elétrica
Estética e Cosmética
Eventos
Fala Mestre!
Farmácia
Fisioterapia
Gastronomia
Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Agronegócios
Gestão de Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pessoal
Gestão Pública
Guia de Profissões
História
Informativos Covid-19
Inovação
Inteligência Artificial
Janeiro Branco
Jogos Digitais
Língua Portuguesa
Logística
Marketing
Medicina
Medicina Veterinária
Notícias
Notícias Unimar EAD
NuAP
Nutrição
Odontologia
Outubro Rosa
Outubro Rosa EAD
Pedagogia
Pós-graduação
PPGD
PPGIS
PPGMV
Processos Gerenciais
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Quiz
Robótica e Mecatrônica
Série: Dicas que ficam
Série: Vida Acadêmica
Técnico em Enfermagem
Vestibular
Veterinária
Vídeo
Websérie: Café com EAD