dicas_de_estudo_unimar

Potencialize seus estudos!

Não é milagre, é ciência! Dicas de estudos que fazem toda diferença.

Estudar o que amamos é maravilhoso, (se ainda não sabe qual área combina com você, clique aqui)  mas ainda sim, possui seus desafios, como os estudos e as avaliações, que requerem foco e entendimento de determinado assunto.

Pensando nisso, separamos algumas dicas comprovadas cientificamente, que podem colaborar na sua vida de estudante e tornar a experiência, ainda mais interessante.

Como hoje temos duas modalidades de ensino: Presencial e EaD, fizemos duas listas de dicas que contemplam a modalidade que você escolheu.

Confira abaixo e fique tranquilo!

Você possui os todos recursos necessários para atribuir ao seu cotidiano, as próximas dicas.

Dicas para estudantes da modalidade presencial:

#1-) Desmonte a curva do esquecimento

Imagine que o nosso cérebro é um grande balde, capaz de armazenar coisas dentro dele, ou seja, todas as informações que você acessa, todas as leituras e pessoas que conhece, são colocadas dentro do “balde”.

Agora, imagine que você está colocando água dentro desse balde, porém, o seu balde tem um buraco embaixo dele, consequentemente a água irá vazar. Desta forma, funciona nosso cérebro, e quem deu início aos estudos desse fato, caracterizando a curva do esquecimento, foi o psicólogo alemão, Hermann Ebbinghaus em 1885.

Com seus estudos, foi possível gerar informações que indicaram sobre a retenção da memória, como, por exemplo, quando você assiste uma aula, a absorção do conhecimento é de 100% imediatamente, no entanto, conforme passa os dias, as informações aprendidas vão perdendo espaço e tendendo a cair cada vez mais, havendo possibilidade de em um mês, ter 80% do conhecimento perdido.

Após anos do primeiro estudo, diversos neurocientistas, refizeram as pesquisas, confirmando os dados e até mesmo, indicando algumas variações, como no momento da absorção imediata do conteúdo, que a retenção não chega a ser de 100%, mas sim de 75%.

Contudo, os estudos dizem que para ter uma melhor hipótese de retenção das informações, é necessário rever o conteúdo novamente dentro de 24 horas. Também, existe uma técnica que é conhecida como revisões espaçadas, que sugere para realizar a repetição dos estudos, em tempo gradativo e diminuindo cada vez mais o tempo de leitura, desta forma, o conteúdo passa da memória de curta duração, para a de longa duração.

#2 -) Prefira material impressos

Os avanços tecnológicos com certeza contribuíram com os estudos, são ótimos principalmente pela portabilidade. No entanto, há pesquisas que apontam, sobre os benefícios em optar pelos materiais impressos tradicionais. Não podemos desconsiderar que adotar novos hábitos, como o uso do digital para aprender, melhora a experiência acadêmica, mas há um estudo que  alunos relatam sobre a preferência de uma cópia impressa a um dispositivo digital quando se trata em estudar.

Outro fato, é de que, um professor analisou que é preciso de mais repetição para aprender quando lê na tela do computador.

#3-) Sleep-learning

Estude quando você estiver cansado, ou antes, de dormir. Parece até esquisito, mas há estudos que comprovam a eficiência do cérebro em reter a concentração mais alta nesses momentos.

#4-) Troque o local de estudo

Mudar o cenário pode parecer um ato simples, mas faz toda diferença. Sair de cômodo e ir para outro já é considerável, mas se existir a possibilidade, estude também ao ar livre.

#5-) Ensine outras pessoas

Se tiver a oportunidade de aplicar monitorias, ou ser tutor de um colega de sala, aproveite! Pesquisas mostram sobre os benefícios que o papel de “professor” pode gerar a pessoa, aumentando suas chances de melhor recordação e também, automaticamente fazendo com que, busque novos métodos e organização de aprendizagem.

E aí, gostou das dicas? Pratique e compartilhe com seus amigos.

Dicas para estudantes da modalidade EaD:

Agora, se você pretende ou for estudante da modalidade EaD, separamos algumas dicas  mais específicas para facilitar a sua rotina:

#1-) Não subestime os cursos EAD

Não se engane com o mito de que os cursos EaD são mais fáceis, eles requerem uma grande responsabilidade, assim como os cursos presenciais.

#2-) Faça o seu cronograma

A organização é um fator essencial para essa modalidade de estudo, portanto, a flexibilidade de horários possui grande influência para a escolha do curso de preferência da Unimar EAD.

É essencial considerar como sua rotina pode funcionar juntamente aos estudos, sem interferir nas tarefas a serem cumpridas.

#3-) Esteja com seus recursos tecnológicos em dia

Uma boa conexão com a internet e um aparelho que suporte suas necessidades são importantes para dar continuidade a sua jornada.

#4-) Pesquise sobre seu curso

Escolha um curso com a sua personalidade, mas principalmente, pesquise sobre como é o cotidiano da vida acadêmica.

#5-) Faça perguntas!

O ensino da Unimar EAD também oferece todo suporte para o aluno discutir dúvidas e ideias, e como a melhor forma de aprender é perguntando, não deixe de participar.

#6-) Conheça a plataforma do seu curso

Antes de realizar sua matrícula, pesquise e conheça o ambiente virtual que pretende  passar sua vivência acadêmica, e caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem e entre em contato com a Unimar.

As dicas de hoje foram essas, bons estudos! E você, têm alguma para compartilhar conosco? Deixe nos comentários.

Publicado por em 4 de março de 2020 | 470