startup

Startup: o que é e como funciona?

O termo “Startup” tem ganhado destaque conforme o empreendedorismo cresce no mundo dos negócios.

Há muitas definições equivocadas sobre o tema, limitando as startups como, empresas que possuem em sua essência a tecnologia, entretanto existem outras atribuições.

O que esse termo significa, afinal?

Continue lendo e compreenda suas características, funcionamento e diferencial, para descobrir o que não te contaram sobre as Startups!

A definição

O The American Heritage Dictionary e o dicionário Merriam-Webster definem o termo “startup”, como: empresas em fase inicial.

No entanto, são muitos fatores que podem definir uma empresa como startup, independentemente de sua idade no mercado.

O primeiro fato sobre elas, é que esse tipo de negócio visa inovar, propondo soluções nunca visto antes.

Na mesma proporção que ela busca se diferenciar das demais empresas, possui a necessidade de enfatizar sobre sua credibilidade, para que as pessoas confiem no novo tipo de serviço ou produto.

Investidores

Um caminho facilitador para esse modelo de empreendimento, é o financiamento de investidores.

É comum que sejam feitas apresentações ou protótipos para confirmar que a ideia possui potencial para dar certo.

Startups no Brasil

O Brasil está entre os países com maior quantidade de startups criadas por estudantes ou recém-formados.

O fato foi apresentado por um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que indicou o empreendedorismo praticado por universitários ou recém-formados como destaque no países: Canadá, Austrália, Índia e Brasil.

Outro estudo que trouxe dados nacionais relevantes, foi feito pela Associação Brasileira de Startups, o qual indicou que 50% do total de startups no Brasil, são voltados para o mercado B2B (empresas que comercializam seus produtos para outras empresas) e 72% delas são lideradas por pessoas entre 25 e 40 anos.

O que difere as startups das empresas convencionais?

  • Inovação: são focadas em evoluir rapidamente propondo novas ideias como solução as “dores” específicas do mercado (problemas);
  • Disrupção: criam novidades, mentalidade voltada para Design Thinking, ou seja, pensar de forma nova a respeito das informações, criações, propostas de soluções e análises de conhecimentos;
  • Escalável: o seu modelo de negócio e oferta, está disposto a mudar conforme as reações e demandas do mercado, tendo geralmente um retorno rápido e produzindo em grande escala;
  • Risco: oferecem mais riscos ao investidor do que uma empresa tradicional.

Necessidades em comum:

Não são completamente diferentes as startups das empresas convencionais, já que elas possuem necessidades em comum, como, por exemplo:

Que são importantes para qualquer organização se manter no mercado, independentemente da estrutura e gestão comercial.

Investimento é primordial!

Muitos começam com empréstimo bancário ou de familiares.

Seja qual for o modelo da startup, apresentar o projeto para investidores é sempre uma ótima opção.

Uma outra dica é investir em cursos que possam potencializar seu conhecimento sobre o mercado, como por exemplo: uma pós-graduação com metodologia inovadora e ativa, seja ela presencial em ou EaD, para aprimorar ainda mais o conhecimento.

A Unimar e a Unimar EAD estão sempre atualizando sua grade curricular conforme as novas tendência do mercado, para que seus alunos ingressem capacitados e alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.

Em abril de 2019, a Unimar cadastrou oficialmente no CNPQ um grupo de pesquisa nomeado como Organizações Competitivas e Inovadoras , onde trabalha sob diretrizes de duas linhas de pesquisa, “Competitividade Organizacional’ e, ‘Inovação e Conhecimento Organizacional”, conhecido como OCI.

O OCI busca a formação de novos profissionais e pesquisadores capazes de identificar problemas/oportunidades para as organizações com o intuito de gerar novos conhecimentos e inovações, e com isso aumentar a competitividade organizacional 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download

Publicado por em 28 de maio de 2020 | 2.905

Deixe um comentário

5 comentários.

  1. Cláudia disse:

    Concorrência deixa sempre alguma parte no prejuízo. Excelência Deixa uma parte realizada e Outras com vontade de crescer.