Startup: o que é e como funciona?
O termo “Startup” tem ganhado destaque conforme o empreendedorismo cresce no mundo dos negócios.
Há muitas definições equivocadas sobre o tema, limitando as startups como, empresas que possuem em sua essência a tecnologia, entretanto existem outras atribuições.
O que esse termo significa, afinal?
Continue lendo e compreenda suas características, funcionamento e diferencial, para descobrir o que não te contaram sobre as Startups!
A definição
O The American Heritage Dictionary e o dicionário Merriam-Webster definem o termo “startup”, como: empresas em fase inicial.
No entanto, são muitos fatores que podem definir uma empresa como startup, independentemente de sua idade no mercado.
O primeiro fato sobre elas, é que esse tipo de negócio visa inovar, propondo soluções nunca visto antes.
Na mesma proporção que ela busca se diferenciar das demais empresas, possui a necessidade de enfatizar sobre sua credibilidade, para que as pessoas confiem no novo tipo de serviço ou produto.
Investidores
Um caminho facilitador para esse modelo de empreendimento, é o financiamento de investidores.
É comum que sejam feitas apresentações ou protótipos para confirmar que a ideia possui potencial para dar certo.
Startups no Brasil
O Brasil está entre os países com maior quantidade de startups criadas por estudantes ou recém-formados.
O fato foi apresentado por um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que indicou o empreendedorismo praticado por universitários ou recém-formados como destaque no países: Canadá, Austrália, Índia e Brasil.
Outro estudo que trouxe dados nacionais relevantes, foi feito pela Associação Brasileira de Startups, o qual indicou que 50% do total de startups no Brasil, são voltados para o mercado B2B (empresas que comercializam seus produtos para outras empresas) e 72% delas são lideradas por pessoas entre 25 e 40 anos.
O que difere as startups das empresas convencionais?
- Inovação: são focadas em evoluir rapidamente propondo novas ideias como solução as “dores” específicas do mercado (problemas);
- Disrupção: criam novidades, mentalidade voltada para Design Thinking, ou seja, pensar de forma nova a respeito das informações, criações, propostas de soluções e análises de conhecimentos;
- Escalável: o seu modelo de negócio e oferta, está disposto a mudar conforme as reações e demandas do mercado, tendo geralmente um retorno rápido e produzindo em grande escala;
- Risco: oferecem mais riscos ao investidor do que uma empresa tradicional.
Necessidades em comum:
Não são completamente diferentes as startups das empresas convencionais, já que elas possuem necessidades em comum, como, por exemplo:
Que são importantes para qualquer organização se manter no mercado, independentemente da estrutura e gestão comercial.
Investimento é primordial!
Muitos começam com empréstimo bancário ou de familiares.
Seja qual for o modelo da startup, apresentar o projeto para investidores é sempre uma ótima opção.
Uma outra dica é investir em cursos que possam potencializar seu conhecimento sobre o mercado, como por exemplo: uma pós-graduação com metodologia inovadora e ativa, seja ela presencial em ou EaD, para aprimorar ainda mais o conhecimento.
A Unimar e a Unimar EAD estão sempre atualizando sua grade curricular conforme as novas tendência do mercado, para que seus alunos ingressem capacitados e alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.
Em abril de 2019, a Unimar cadastrou oficialmente no CNPQ um grupo de pesquisa nomeado como Organizações Competitivas e Inovadoras , onde trabalha sob diretrizes de duas linhas de pesquisa, “Competitividade Organizacional’ e, ‘Inovação e Conhecimento Organizacional”, conhecido como OCI.
O OCI busca a formação de novos profissionais e pesquisadores capazes de identificar problemas/oportunidades para as organizações com o intuito de gerar novos conhecimentos e inovações, e com isso aumentar a competitividade organizacional
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Concorrência deixa sempre alguma parte no prejuízo. Excelência Deixa uma parte realizada e Outras com vontade de crescer.