O que é Gestão Comercial?
Você sabe o quanto é importante compreender o que é Gestão Comercial?
O setor comercial está em constante mudança e cada vez mais é preciso de profissionais estratégicos, de forma a assegurar que os resultados de vendas possam crescer.
Independentemente do porte ou segmento de uma empresa, o gestor comercial é um profissional essencial para garantir eficiência e gerar boa relação com os clientes e colaboradores.
Se você busca compreender como funciona a atuação dessa profissão que explora da interdisciplinaridade, continue lendo para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.
O que é Gestão?
Segundo o dicionário Aurélio, a gestão corresponde a ação de gerir, isto é, exercer gerência sobre alguma coisa, administrar, dirigir, cuidar, executar ou praticar.
Outra característica da atividade é a coordenação, ou seja, todas as atitudes tomadas seguem uma ordem sistemática. De modo geral, trata-se de uma ação intencional, coordenada através de recursos que são trabalhados para atingir um objetivo.
No âmbito empresarial, a gestão está em permanente mudança, sendo administrada por meio de métodos e boas práticas.
Como atua a Gestão Comercial?
A gestão comercial atua com foco no desenvolvimento das atividades comerciais, sejam elas atacado, varejo, representações comerciais ou e-commerce.
A atividade conecta todas as transações do setor comercial de uma organização, bem como executa suas ações por meio de estratégias planejadas para ações táticas e operacionais.
Seu funcionamento é composto por outras áreas como:
- Administração;
- Comunicação;
- Marketing;
- Economia;
- Ética;
- Contabilidade.
O profissional da área é especializado em planejar e implementar atividades econômicas, financeiras e tributárias visando o desenvolvimento de organizações comerciais em geral.
O que é estudado neste curso?
A graduação de Gestão Comercial tem duração de dois anos e poder ser cursada a distância.
Com foco em conhecimentos práticos, o curso de tecnologia conta com uma grade curricular interdisciplinar, que envolve matérias como:
- Economia;
- Fundamentos do marketing;
- Negócios eletrônicos e e-commerce;
- Ética, cidadania e direitos humanos, entre outros.
Para ter acesso à grade completa do curso de Gestão Comercial da Unimar EAD, clique aqui.
O curso busca desenvolver habilidades analíticas setoriais que envolvam gestão em pessoal, finanças, relacionamentos com consumidores e stakeholders (pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles).
O graduando é capacitado para viabilizar as atividades financeiras, econômicas e tributárias de empresas e empreendimentos diversos.
Suas atividades também têm como foco promover maior rentabilidade e flexibilidade nas escalas locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais.
Campos de atuação
O gestor comercial possui um vasto campo de possibilidades dentro do mercado, podendo atuar no setor do comércio, de serviços e no industrial.
Suas atividades podem ser classificadas como:
- Vendedor: compreendendo o comportamento do consumidor e negociando a melhor oferta, tanto para o cliente como para a empresa;
- Representante comercial: mantendo a imagem da empresa com visitas constantes aos clientes, para vender mais e criar um bom relacionamento;
- Gerente comercial: contratando equipes e definindo estratégias e o controle de vendas;
- Diretor comercial: definindo a estratégia comercial da empresa, determinando os acordos e as condições de vendas internas e supervisionando a administração das vendas;
- Autônomo: aplicando consultorias em empresas.
Independentemente da atuação e do tamanho da empresa, o maior objetivo do setor de gestão comercial é aumentar a qualidade dos resultados, como também a competitividade.
Vale a pena trabalhar com Gestão Comercial?
Os profissionais em gestão comercial estão sempre sendo procurados pelos diversos segmentos de empresas. Afinal, sem planejamento e gestão qualquer atividade está sujeita a decisões aleatórias.
Neste sentindo, o profissional de gestão comercial é essencial para estabelecer metas e definir um plano de ação que coloque o empreendimento no caminho correto.
Se destaca na área comercial, profissionais responsáveis que saibam lidar com grandes desafios. Por isso, algumas características do gestor devem ser:
- Alta capacidade de organização;
- Visão estratégica de vendas e Marketing;
- Ótima comunicação e habilidade de negociação;
- Excelência em planejamento e análise.
Se o seu objetivo é se especializar na área, procure por uma graduação que ofereça as condições necessárias para que você possa crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos.
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