o que é gestão comercial?

O que é Gestão Comercial?

Você sabe o quanto é importante compreender o que é Gestão Comercial?

O setor comercial está em constante mudança e cada vez mais é preciso de profissionais estratégicos, de forma a assegurar que os resultados de vendas possam crescer.

Independentemente do porte ou segmento de uma empresa, o gestor comercial é um profissional essencial para garantir eficiência e gerar boa relação com os clientes e colaboradores.

Se você busca compreender como funciona a atuação dessa profissão que explora da interdisciplinaridade, continue lendo para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é Gestão?

Segundo o dicionário Aurélio, a gestão corresponde a ação de gerir, isto é, exercer gerência sobre alguma coisa, administrar, dirigir, cuidar, executar ou praticar.

Outra característica da atividade é a coordenação, ou seja, todas as atitudes tomadas seguem uma ordem sistemática. De modo geral, trata-se de uma ação intencional, coordenada através de recursos que são trabalhados para atingir um objetivo.

No âmbito empresarial, a gestão está em permanente mudança, sendo administrada por meio de métodos e boas práticas.

Como atua a Gestão Comercial?

A gestão comercial atua com foco no desenvolvimento das atividades comerciais, sejam elas atacado, varejo, representações comerciais ou e-commerce.

A atividade conecta todas as transações do setor comercial de uma organização, bem como executa suas ações por meio de estratégias planejadas para ações táticas e operacionais.

Seu funcionamento é composto por outras áreas como:

O profissional da área é especializado em planejar e implementar atividades econômicas, financeiras e tributárias visando o desenvolvimento de organizações comerciais em geral.

O que é estudado neste curso?

A graduação de Gestão Comercial tem duração de dois anos e poder ser cursada a distância.

Com foco em conhecimentos práticos, o curso de tecnologia conta com uma grade curricular interdisciplinar, que envolve matérias como:

  • Economia;
  • Fundamentos do marketing;
  • Negócios eletrônicos e e-commerce;
  • Ética, cidadania e direitos humanos, entre outros.

Para ter acesso à grade completa do curso de Gestão Comercial da Unimar EAD, clique aqui

O curso busca desenvolver habilidades analíticas setoriais que envolvam gestão em pessoal, finanças, relacionamentos com consumidores e stakeholders (pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles).

O graduando é capacitado para viabilizar as atividades financeiras, econômicas e tributárias de empresas e empreendimentos diversos.

Suas atividades também têm como foco promover maior rentabilidade e flexibilidade nas escalas locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais.

Campos de atuação

O gestor comercial possui um vasto campo de possibilidades dentro do mercado, podendo atuar no setor do comércio, de serviços e no industrial.

Suas atividades podem ser classificadas como:

  • Vendedor: compreendendo o comportamento do consumidor e negociando a melhor oferta, tanto para o cliente como para a empresa;
  • Representante comercial: mantendo a imagem da empresa com visitas constantes aos clientes, para vender mais e criar um bom relacionamento;
  • Gerente comercial: contratando equipes e definindo estratégias e o controle de vendas;
  • Diretor comercial: definindo a estratégia comercial da empresa, determinando os acordos e as condições de vendas internas e supervisionando a administração das vendas;
  • Autônomo: aplicando consultorias em empresas.

Independentemente da atuação e do tamanho da empresa, o maior objetivo do setor de gestão comercial é aumentar a qualidade dos resultados, como também a competitividade.

Vale a pena trabalhar com Gestão Comercial?

Os profissionais em gestão comercial estão sempre sendo procurados pelos diversos segmentos de empresas. Afinal, sem planejamento e gestão qualquer atividade está sujeita a decisões aleatórias.

Neste sentindo, o profissional de gestão comercial é essencial para estabelecer metas e definir um plano de ação que coloque o empreendimento no caminho correto.

Se destaca na área comercial, profissionais responsáveis que saibam lidar com grandes desafios. Por isso, algumas características do gestor devem ser:

  • Alta capacidade de organização;
  • Visão estratégica de vendas e Marketing;
  • Ótima comunicação e habilidade de negociação;
  • Excelência em planejamento e análise.

Se o seu objetivo é se especializar na área, procure por uma graduação que ofereça as condições necessárias para que você possa crescer profissionalmente e alcançar seus objetivos.

Conheça outros posts do nosso blog e saiba mais sobre vendas, negócios e empreendedorismo, além de outras áreas de conhecimentos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários e em breve responderemos para você!


Publicado por em 22 de junho de 2020 | 2.283

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