O que é Gestão de Agronegócios?
Você sabe o que é Gestão de Agronegócios e o quanto ela é importante para o crescimento econômico do país?
O agronegócio é um setor determinante para a economia do Brasil e o gestor de agronegócios é responsável por garantir a continuidade e o crescimento de empresas agrícolas ou voltadas à pecuária.
Diante números tão expressivos, cabe ao profissional estruturar e criar estratégias para atingir metas. Com isso, fica evidente a importância do profissional para o sucesso do agronegócio.
Se você ficou interessado em saber mais sobre o mercado que não está acostumado com o significado de crise, continue lendo para conhecer sobre o curso e atuação do profissional.
O que é Gestão?
O gestor de agronegócios tem como base de suas atividades a gestão, para saber mais sobre o tema clique aqui.
O que é agronegócio?
O agronegócio é um termo utilizado para definir a produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente.
Portanto, o setor envolve uma cadeia de atividades, como:
- Produção agrícola (cultivo de culturas como o café, algodão, pecuária etc.).
- Demanda por adubos e fertilizantes;
- Desenvolvimento de maquinários agrícolas;
- Industrialização de produtos do campo.
Uma grande característica do agronegócio é o fato do setor não estar somente relacionado com o campo, mas também com o meio urbano.
Isso ocorre porque cada vez mais o segmento torna-se dependente de atuações industriais e produtivas das cidades.
O agronegócio brasileiro é um dos mais expressivos do mundo, principalmente no que diz respeito à dinâmica de exportações.
Tendo como exemplo, o fato do Brasil ser líder mundial em produção e exportação de açúcar, suco de laranja e café, além de ser o maior exportador de carne bovina e de frango.
Dessa forma todos profissionais ligados ao agronegócio possuem um grande reconhecimento pelo mercado de trabalho e, consequentemente encontram um vasto campo de possibilidades de atuação.
Como atua a Gestão de Agronegócio?
A gestão de agronegócios atua lidando com impostos, logística, importação e exportação, visto que o setor é a soma total das seguintes operações:
- Produção e distribuição de suprimentos agrícolas;
- Produção na fazenda;
- Armazenamento, processamento e também a distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.
O gestor de agronegócio detém o conhecimento necessário para empreender e atuar na gestão de empresas e cooperativas especializadas do setor, promovendo soluções inovadoras e tecnológicas em todas as etapas de produção e distribuição de agroindústrias.
O que é estudado neste curso?
A graduação de gestão de agronegócios segue o modelo tecnológico com duração de três anos, situação que possibilita o início de carreira mais rápido em relação aos cursos tradicionais de graduação.
O curso visa formar profissionais aptos para administrar empresas do segmento de agroindústria. O aluno é preparado para desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas para o setor.
Outra característica do curso, é formar profissionais que dominem as ferramentas de gestão da agricultura, coibindo o desperdício produtivo e assumindo o papel sustentável.
Algumas matérias que compõe a grade são:
- Gestão ambiental;
- Noções do direito aplicadas ao agronegócio;
- Cadeias produtivas: suínos e aves;
- Cadeias produtivas: cana-de-açúcar, algodão e frutas;
- Comércio exterior no agronegócio;
- Gestão financeira aplicada.
Para ter acesso à grade completa do curso da Unimar EAD, clique aqui.
Campos de atuação
O gestor de agronegócios vê, pela frente, diversas opções para seguir carreira. Por mais que a demanda esteja concentrada nas empresas agrícolas, há outras possibilidades também.
Seu campo de atuação envolve:
- Gestão em empresas agroindustriais;
- Gestão em empresas de varejo de alimentos;
- Gestão pública envolvido com a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento agrícola e desenvolvimento rural;
- Análise de projetos agroindustriais ou de mercados agroindustriais;
- Especialização em política agrícola para o mercado interno e externo;
- Gestão de organizações rurais;
- Consultoria;
- Trabalho autônomo.
De modo geral, o profissional é responsável por administrar a cadeia produtiva do setor, considerando o mercado e suas tendências, as tecnologias e a produtividade.
Vale a pena seguir carreira na área?
Considerando os climas favoráveis no Brasil, o agronegócio é o carro-chefe da economia, portanto vale a pena investir em uma área de grande prestígio no país.
Do mesmo modo há desafios a serem superados, já que o setor está inserido em um mercado globalizado que sofre consequências de todas as mudanças que ocorrem no mundo.
Juntamente com a necessidade de entendimento do mercado, é preciso buscar conhecimento constante, por meio de um ensino de qualidade.
Em primeiro lugar é preciso cursar uma graduação que dispõe o conhecimento necessário para tornar o profissional capacitado para garantir a rentabilidade e o crescimento das atividades no agronegócio.
Conheça outros posts do nosso blog e saiba mais sobre outras áreas da gestão.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários e em breve responderemos para você!
quantas.provas.precisa