98% dos alunos dos cursos de TI da Unimar atuam na área

Mesmo com esse número alto, é grande o número de vagas. A estimativa é que até 2024, o número de vagas chegue a 70 mil

A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais crescem no mundo e no Brasil, oferecendo um grande número de oportunidades de emprego para profissionais qualificados. Conhecendo a demanda e sabendo da importância da inovação para todos os setores, a Universidade de Marília (Unimar) investe na área, com dois cursos de excelência: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, cuja qualidade resulta em uma alta empregabilidade registrada.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a taxa de empregabilidade na área de TI no Brasil é de cerca de 94%, o que significa que a grande maioria dos profissionais formados na área consegue se inserir no mercado de trabalho. No entanto, mesmo com esse cenário favorável, ainda existe uma falta grandiosa de profissionais qualificados.

De acordo com o coordenador dos cursos de TI da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, a Unimar se destaca nesse contexto, com 98% dos alunos desses cursos atuando no mercado. “Esses números comprovam a qualidade da formação oferecida pelos nossos cursos, porque são construídos para desenvolver habilidades profissionais de excelência desde o primeiro semestre, permitindo que os futuros profissionais conquistem uma oportunidade, fazendo parte desse processo de expansão tecnológica”, conta.

Pesquisas demonstram que o setor de TI no Brasil deve crescer cerca de 6,5% ao ano até 2024, o que representa a criação de mais de 70 mil novas vagas de emprego na área. No entanto, a falta de profissionais qualificados é um desafio enfrentado pelas empresas.

“A demanda por soluções tecnológicas tem impulsionado esse crescimento, especialmente nas áreas de desenvolvimento de software, segurança da informação e análise de dados. A alta empregabilidade na área de TI pode ser explicada por diversos fatores, como o crescimento acelerado do setor, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados, as mudanças constantes no mercado e a falta de incentivo à formação. Por isso, as empresas e instituições de ensino, como a Unimar, desempenham um papel crucial na formação de profissionais atualizados e capazes de atender às demandas do mercado”, explica Caio.

Com altas notas nos principais avaliadores da Educação, como o Guia das Faculdades e o Ministério da Educação, os cursos de ADS e Ciência da Computação se destacam em toda a região, porque oferecem aos acadêmicos aulas inovadoras, matriz curricular atualizada e corpo docente com alta titulação, sendo profissionais de destaque nas maiores empresas de tecnologia e computação, além da infraestrutura de ponta, que torna o aluno protagonista do processo de aprendizagem.

MERCADO DE TRABALHO

A área de TI oferece oportunidades para profissionais de diferentes formações e habilidades, como programadores, analistas de sistemas, engenheiros de software, especialistas em banco de dados, entre outros. Isso significa que há espaço para profissionais com diferentes perfis e interesses na área.

A Unimar, com seus cursos de excelência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, está preparando profissionais capacitados para suprir a demanda do mercado e contribuir para o desenvolvimento do setor e da economia do país. A qualidade educacional é comprovada com a alta empregabilidade dos cursos, com 98% dos alunos atuando na área. Até mesmo aqueles que iniciaram a graduação neste ano.

O acadêmico do curso de Ciência da Computação, Willian Isami Morita Shigekawa, conta que a escolha da graduação foi pelo desejo de construir uma base sólida na área. “Escolhi a graduação porque, além de construir uma base sólida na área, o estudo da matemática, fundamental para entender os princípios da computação, foi um atrativo. Como gosto de programar, já estudava antes da graduação, o que reforçou o conteúdo que aprendo na Universidade, assim, me destacando durante o processo seletivo. Posso dizer que a Unimar, tem contribuído significativamente para me aproximar do meu sonho profissional, porque conta com profissionais qualificados que estão disponíveis para nos auxiliar na construção profissional, fornecendo ferramentas e recursos necessários para nosso desenvolvimento”, diz.

A acadêmica Gabriela Leal Tavares, que também conquistou uma vaga na empresa Jacto, conta que escolheu a profissão por já conhecer e se identificar com a área. “Foi uma escolha bem simples, como eu já possuía experiência através do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Etec Antônio Devisate e eu desejava ampliar e desenvolver meus conhecimentos, acabei tornando o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas minha primeira opção. A conquista da minha vaga profissional foi uma experiência única, um sonho realizado tanto da minha família, quanto minha! Ainda mais numa área do meu interesse, voltada à criatividade. Graças a Unimar, estou obtendo o conhecimento necessário para aplicar no ambiente de trabalho”, comemora.

No segundo ano da graduação em ADS, a acadêmica Luana Gomes Feliciano também celebra a primeira conquista profissional. “O estágio é uma oportunidade valiosa para aplicar muitos dos conhecimentos adquiridos da faculdade no mercado profissional. Estou muito feliz por ter conseguido essa oportunidade durante meus estudos, pois vai me permitir expandir ainda mais meus conhecimentos. Meu sonho profissional é crescer na carreira para assumir responsabilidades maiores e contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras por meio da programação e a Unimar está me ajudando muito a me aproximar desse caminho, além de ter me ajudado a conseguir uma oportunidade de começar na área aprendi muitas coisas que hoje estou aplicando e desenvolvendo mais ainda”, celebra.

O acadêmico do curso de ADS, Leonardo Meira Livon, conta que a paixão pela área se deu ao participar de um projeto desenvolvido pela Unimar, o Bootcamp. “Me apaixonei pela área, graças ao bootcamp, e já no primeiro ano conquistei um estágio. Uma oportunidade muito grande para evoluir profissionalmente, já que meu sonho profissional é me tornar um profissional excepcional e valorizado no mercado de trabalho e a Unimar me aproxima deste objetivo, oferecendo essa qualidade de ensino e sou grato”, destaca.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog


Publicado por em 24 de maio de 2023 | 333

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!