processos gerenciais

O que são Processos Gerenciais?

Com o mercado cada vez mais globalizado, é comum que nos perguntamos: quais serão as profissões do futuro? Com certeza, a carreira em Processos Gerenciais está na lista e nós vamos te contar o motivo!

As formas de consumo mudaram, e o mercado precisa de profissionais que saibam administrar com uma visão global, buscando sempre estar por dentro das novas tendências.

Para as empresas se manterem ativas no mercado, o profissional de processos gerenciais é responsável por gerar desenvolvimento multidisciplinar de ações internas e externas, assegurando o empenho das atividades do negócio.

Se você busca entender a fundo qual é o papel do profissional no mercado de trabalho e quais são as áreas estudadas durante o curso, continue lendo para tirar suas principais dúvidas sobre a profissão.

Como atua os Processos Gerenciais?

O profissional de processos gerenciais pode atuar em diferentes áreas da empresa, por isso características como: organização, comunicação e habilidades analíticas, são essenciais para que o gestor realize suas atividades de forma efetiva.

Além disso, é possível trabalhar em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, já que todas precisam controlar os seus processos administrativos.

Por se tratar de uma profissão multidisciplinar, sua atuação pode seguir diferentes especificidades como:

  • Marketing: atuando nos princípios básicos do marketing, no produto (definindo seus atributos e características). No preço (analisando o valor que será cobrado pela solução que a empresa oferece). Na praça (definindo como o cliente chegará até o produto ou serviço). Na promoção (tornando o marketing eficiente, atingindo o público correto).

Além disso, poderá também trabalhar na comunicação da empresa, indicando estratégias para a execução dos projetos e processos.

  • Administrativo: A participação do profissional nessa área é bastante ativa, podendo atuar na política organizacional, no plano de negócios, mapeando processos ou na governança corporativa.
  • Logística: incluindo a parte de armazenamento, controle de entrada e saída, compras de produtos ou matérias-primas e contato com fornecedores.
  • Recursos humanos: Liderando equipes, prestando treinamento e implementando políticas internas que possam auxiliar no clima organizacional (percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa).

Existem outas áreas específicas que o profissional pode atuar, essa foi uma amostra de suas possibilidades.

O que é visão global empresarial?

Com as constantes mudanças no mercado devido a globalização, a competitividade entre as empresas e a busca por processos eficientes e produtos de excelência tornaram-se essenciais para o sucesso das organizações.

Focado em atender as principais necessidades das empresas, o profissional de processos gerenciais possui a responsabilidade de manter uma visão global em suas atividades.

O termo “visão global” passou a ser bastante focado não só no Brasil, como no mundo.

 No segmento empresarial, a visão global pode ser definida como a capacidade que os gestores têm de compreender o mundo de maneira minuciosa e crítica, analisando tudo o que pode gerar valor na empresa que atua.

De forma mais abrangente, a visão global impacta no profissional fazendo com que ele busque sempre se atualizar sobre as novidades e tendências de outras áreas.

A atitude permite enxergar oportunidades de forma geral e a partir disso, incorporar na empresa as estratégias e táticas capazes de se diferenciar dos concorrentes e promover maior número de vendas.

O que é estudado neste curso?

A graduação de processos gerenciais é do tipo superior tecnológico, que oferece mais conteúdos práticos em um tempo menor em relação ao curso tradicional de bacharelado.

Esse modelo de curso, permite que o aluno possa entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Outra característica do curso, é a versatilidade e junção de matérias essenciais da administração, com o objetivo de apresentar uma visão do mercado, além de contar com matérias como:

Para ter acesso à grade curricular completa deste curso da Unimar EAD, clique aqui.

Campos de atuação

Após sua formação o profissional está pronto para abrir e administrar o seu próprio negócio, mas se preferir poderá também atuar em outras empresas.

Seu campo de atuação envolve grandes possibilidades, como por exemplo:

Trabalhar em organizações com funções gerenciais em diversos departamentos ou na indústria, atuando nos processos de venda, suprimento e armazenagem.

As ONGs também podem ser uma realidade do profissional, que poderá atuar como consultor identificando problemas gerenciais, propondo soluções e acompanhando resultados.

Suas possibilidades de atividades podem ser ainda mais definidas, atribuindo a cargos como:

  • Consultor; dando assessoria para empresas, executivos e organizações.

  • Gestor de Negócios; prospectando cenário de sucesso de uma empresa e identificando oportunidades de novos negócios.
  • Gestor de Produtividade; responsável pelo bom funcionamento dos processos de produção.

  • Gerente de Treinamento; responsável pelos processos de capacitação e desenvolvimento dentro das organizações.

Quero trabalhar com processos gerenciais, e agora?

Se você pretende trabalhar com uma visão abrangente das organizações, provavelmente processos gerenciais é a profissão certa para você!

Pensando nisso, listamos três características importantes para quem pretender seguir na área:

  • Proatividade: É preciso que o profissional seja proativo, de modo que traga melhorias e solucione problemas administrativos.
  • Capacidade de análise de processos organizacionais: investigando como os recursos da organização são utilizados e propondo melhorias.
  • Habilidade de negociação e liderança: ser responsável por acordar prazos e preços com fornecedores ou até mesmo conquistar clientes, de forma que seja necessário negociar. Além disso é preciso assumir uma postura de liderança.

Se você possui esses requisitos, ótimo! Caso ainda não possui, tudo bem, afinal existem cursos de graduação que desenvolverão as habilidades e competências necessárias para se tornar um profissional de excelência no mercado.

Conheça outros posts do nosso blog e saiba mais sobre  outras áreas da gestão e sobre o mercado de trabalho e suas possibilidades .

E aí, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de compartilhar com os seus amigos.


Publicado por em 7 de agosto de 2020 | 1.386

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!